Facebook e o compartilhamento de memórias da cidade no coletivo digital

Autores

  • Rafaella Prata Rabello Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Christina Ferras Musse Universidade Federal de Juiz de Fora

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar o processo de rememoração que é realizado na fanpage do Facebook “Maria do Resguardo”, criada em Juiz de Fora, Minas Gerais, em 2009, com 5.887 curtidas. Através das fotografias postadas e dos comentários partilhados pelos internautas, é construída uma narrativa sobre a cidade, que transcende o espaço público “real”, criando uma “cidade imaginada”.  A partir dos conceitos de memória e esquecimento, procura-se selecionar quais as categorias que definem essas lembranças. Utilizamos como metodologia a análise de conteúdo (AC) de trinta publicações da fanpage com maior alcance na amostra dos meses de maio, julho e setembro de 2014. São analisadas as fotos postadas e os comentários, com o objetivo de perceber que tipo de narrativa é privilegiada nas imagens, o registro do monumental ou o do cotidiano, e os comentários sobre as mesmas, informacional, nostálgico ou crítico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaella Prata Rabello, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Jornalista pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF) e graduada em Letras pela UFJF. Estágio docência sob supervisão de Christina Ferraz Musse, com carga horária de 20 horas, na disciplina Técnica de Produção em TV, do Curso de Jornalismo Noturno, no segundo semestre de 2014. Áreas de interesse: Jornalismo, redes sociais, narrativa, cidade, memória.

Christina Ferras Musse, Universidade Federal de Juiz de Fora

Jornalista, mestre e doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil. Professora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) no curso de Jornalismo e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação.

Publicado

2015-12-11

Como Citar

Rabello, R. P., & Musse, C. F. (2015). Facebook e o compartilhamento de memórias da cidade no coletivo digital. Tríade: Comunicação, Cultura E Mídia, 3(6). Recuperado de http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/triade/article/view/2302

Edição

Seção

DOSSIÊ