Facebook e o compartilhamento de memórias da cidade no coletivo digital
Resumo
O artigo tem como objetivo analisar o processo de rememoração que é realizado na fanpage do Facebook “Maria do Resguardo”, criada em Juiz de Fora, Minas Gerais, em 2009, com 5.887 curtidas. Através das fotografias postadas e dos comentários partilhados pelos internautas, é construída uma narrativa sobre a cidade, que transcende o espaço público “real”, criando uma “cidade imaginada”. A partir dos conceitos de memória e esquecimento, procura-se selecionar quais as categorias que definem essas lembranças. Utilizamos como metodologia a análise de conteúdo (AC) de trinta publicações da fanpage com maior alcance na amostra dos meses de maio, julho e setembro de 2014. São analisadas as fotos postadas e os comentários, com o objetivo de perceber que tipo de narrativa é privilegiada nas imagens, o registro do monumental ou o do cotidiano, e os comentários sobre as mesmas, informacional, nostálgico ou crítico.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Tríade. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.














