O #OBrasilNãoPodeParar e o discurso político na vídeo-propaganda do Governo Federal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2318-5694.2021v9n20p218-239

Resumo

O presente artigo visa discutir os eixos da comunicação pública e do discurso político e a mídia, no contexto da pandemia da Covid-19, no Brasil, entre março e junho de 2020. O objeto de estudo é a c­ampanha publicitária lançada pelo governo federal, no final de março, com o vídeo-propaganda “O Brasil não pode parar”. A temática é relevante pelo que foi mobilizado em termos de interesse público e pelas estratégias de comunicação governamental. A campanha durou poucos dias no ar – foi retirada após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Na metodologia, aplicam-se os caminhos da revisão de literatura, da descrição histórica da campanha e da hermenêutica das estratégias da campanha publicitária. São trabalhadas as categorias da comunicação pública, da publicidade e propaganda e da propaganda governamental. Como conclusões, percebem-se a influência da comunicação governamental junto à população, o despropósito da peça em si e a afirmação de discursos através da propaganda governamental.

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Biografia do Autor

Rodolfo Silva Marques, Universidade da Amazônia/UNAMA

Doutor em Ciência Política pela UFRGS. Atualmente, é professor-adjunto da Universidade da Amazônia (UNAMA) e da FEAPA, em disciplinas como Estudos de Mídia e Política, Políticas Públicas, Marketing Político, Radiojornalismo, entre outras.

Luiz Cezar Silva dos Santos, Universidade Federal do Pará

Professor da Universidade Federal do Pará (UFPA)

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Publicado

2021-05-03

Como Citar

Silva Marques, R., & Silva dos Santos, L. C. . (2021). O #OBrasilNãoPodeParar e o discurso político na vídeo-propaganda do Governo Federal. Tríade: Comunicação, Cultura E Mídia, 9(20), 218–239. https://doi.org/10.22484/2318-5694.2021v9n20p218-239

Edição

Seção

ARTIGOS - Outras Perspectivas