Competência midiática e formação para a cidadania
oficinas de criação do Observatório da Qualidade no Audiovisual
DOI:
https://doi.org/10.22484/2318-5694.2021v9n20p24-50Resumo
O artigo apresenta resultados da pesquisa Competências midiáticas em cenários euroamericanos, desenvolvida pela Rede Alfamed Brasil e as ações de formação decorrentes das lacunas encontradas na formação para a cidadania dos públicos de 9 a 12 anos, 14 a 16 anos, universitário e de profissionais de comunicação. No âmbito dos estudos da literacia midiática, as oficinas de criação desenvolvidas pelo Observatório da Qualidade no Audiovisual em escolas públicas e privadas da Zona da Mata Mineira trabalharam com os conceitos de competência midiática (FERRÉS; PISCITELLI, 2015) e literacia transmídia (SCOLARI, 2018) a fim de desenvolver competências críticas e criativas junto aos diferentes públicos. Neste sentido, a formação dos alunos a partir dos pressupostos da literacia midiática tem o intuito de desenvolver habilidades que permitam tanto a reflexão crítica quanto a sua aplicação na produção audiovisual e midiática a fim de que estes possam atuar como multiplicadores junto aos públicos que participam das oficinas.
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