AS RELAÇÕES INTERCULTURAIS PRESENTES NA ANTROPOFAGIA CULTURAL BRASILEIRA: TESSITURAS E DEVORAÇÕES
Resumo
A Antropofagia Cultural Brasileira (ACB) ao propor a construção de uma arte com raízes nacionais, propõem também a valorização das diferentes culturas constituidoras do Brasil. Com isso os antropófagos, como ficaram conhecidos, iniciam um diálogo intercultural nos desafiando a pensar o Brasil e os brasileiros a partir das trocas culturais estabelecidas entre os diferentes povos nativos desta terra – os índios -, e os povos que para aqui vieram – os europeus e os negros. Foi reelaborando o ritual antropofágico realizado por alguns povos indígenas, que os artistas e literatos modernistas, inauguram uma antropofagia cultural, onde o outro, o estranho, o estrangeiro não é ignorado, mas, sim, devorado e deglutido criativamente. Neste texto apresento algumas relações que venho tecendo, entre a intercultura e os pressupostos de devoração criativa e devoração intercultural contidos na ACB. Assim, meu objetivo é provocar um diálogo sobre as relações culturais e sociais considerando os elementos interculturais presentes na Antropofagia Cultural Brasileira.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
SILVA, I. S. da. AS RELAÇÕES INTERCULTURAIS PRESENTES NA ANTROPOFAGIA CULTURAL BRASILEIRA: TESSITURAS E DEVORAÇÕES. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 38, n. 2, 2012. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/1033. Acesso em: 4 dez. 2023.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a REU - Revista de Estudos Universitários. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
É permitido posterior publicação parcial ou total dos textos aqui publicados, desde que a fonte seja citada.