A RELAÇÃO ORIENTE/OCIDENTE EM (RE)CONSTRUÇÃO: IMAGEM METAFÓRICA E A INTERNET ENQUANTO AMBIENTE DE PRODUÇÃO, SUPORTE E DIFUSÃO DE IMAGENS

Autores

  • Luciana Coutinho Pagliarini de Souza
  • Maria Ogécia Drigo

Resumo

Com o objetivo de avaliar o potencial significativo de imagens metafóricas disponibilizadas na internet, enquanto ambiente de produção, suporte e difusão de imagens, iniciamos este artigo com a noção de cultura da convergência, na perspectiva de Jenkis (2009); em seguida, tratamos da relação entre a pós-modernidade e imagem, segundo Maffesoli (2005) e Durand (2004); para a construção de um “modo de ver” necessário para a análise de representações visuais apresentamos fragmentos da semiótica peirciana e enfatizamos o conceito de metáfora. Aplicamos essas ideias na análise de duas imagens metafóricas, nas quais a alteridade que vem com a relação Oriente/Ocidente é discutida na perspectiva de Said (2007). Este artigo é relevante por enfatizar que a construção de “modos de ver” é necessária no contexto pós-moderno marcado intensamente pela presença de imagens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

SOUZA, L. C. P. de; DRIGO, M. O. A RELAÇÃO ORIENTE/OCIDENTE EM (RE)CONSTRUÇÃO: IMAGEM METAFÓRICA E A INTERNET ENQUANTO AMBIENTE DE PRODUÇÃO, SUPORTE E DIFUSÃO DE IMAGENS. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 38, n. 2, 2012. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/1046. Acesso em: 7 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos