Metodologias da midiatização

um estudo exploratório da pesquisa em mídia e religião

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2177-5788.2021v47n2p229-253

Palavras-chave:

Midiatização, Religião, Comunicação

Resumo

Quais são os métodos para estudar a midiatização da religião? Embora exista uma ampla quantidade de pesquisas tratando do conceito, parece haver um menor interesse em seus aspectos metodológicos. Com base na análise exploratória de 36 trabalhos (artigos, monografias e dissertações) sobre midiatização da religião, este artigo estuda os procedimentos metodológicos relativos ao conceito. Observou-se três principais trilhas para o estudo da midiatização da religião: (1) estudos das transformações da produção, mensagem ou circulação do discurso religioso no ambiente da mídia; (2) análises de contéudo da presença do tema no ambiente da mídia (3) referências contextuais à presença dos meios na sociedade. Estes aspectos são estudados a partir de questões epistemológicas da comunicação.

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Publicado

2021-12-17

Como Citar

MAURO SÁ MARTINO, L. . Metodologias da midiatização: um estudo exploratório da pesquisa em mídia e religião. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 47, n. 2, p. 229–253, 2021. DOI: 10.22484/2177-5788.2021v47n2p229-253. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/4811. Acesso em: 6 out. 2022.