Metodologias da midiatização

um estudo exploratório da pesquisa em mídia e religião

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2177-5788.2021v47n2p229-253

Palavras-chave:

Midiatização, Religião, Comunicação

Resumo

Quais são os métodos para estudar a midiatização da religião? Embora exista uma ampla quantidade de pesquisas tratando do conceito, parece haver um menor interesse em seus aspectos metodológicos. Com base na análise exploratória de 36 trabalhos (artigos, monografias e dissertações) sobre midiatização da religião, este artigo estuda os procedimentos metodológicos relativos ao conceito. Observou-se três principais trilhas para o estudo da midiatização da religião: (1) estudos das transformações da produção, mensagem ou circulação do discurso religioso no ambiente da mídia; (2) análises de contéudo da presença do tema no ambiente da mídia (3) referências contextuais à presença dos meios na sociedade. Estes aspectos são estudados a partir de questões epistemológicas da comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico. Rio de Janeiro: Contrapon-to, 2006.

BAGNARA, Carla. A midiatização digital da igreja católica: uma análise do aplicativo Click to Pray. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) – Universidade do Vale do Taquari, Lajeado, 2019.

BECKER, Howard. Métodos de pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Hucitec, 1999.

BONIN, Jianni A. A dimensão metodológica na pesquisa comunicacional e os desafios da observação em perspectiva histórica. In: MALDONADO, A. E.; BO-NIN, J. A.; ROSÁRIO, M. N. Perspectivas metodológicas em comunicação. João Pessoa: Ed. UFPB, 2008. p. 135-152

BORELLI, V. Dispositivos midiáticos e as novas formas do religioso. In: BORE-LLI, V. (org.). Mídia e religião. Rio de Janeiro: E-Papers, 2009. p. 15-30

BORELLI, Viviane; REGIANI, Herivelton. O processo de midiatização e a natureza midiática da religião. Comunicação & Inovação, São Caetano do Sul, v. 22, n. 49, p. 97-117, 2021.

BOURDIEU, Pierre. Genése et structure du champ religieux. Revue Française de Sociologie, Paris, v. 12, n. 3, 1971.

BOURDIEU, Pierre. Por uma sociologia da ciência. Lisboa: Ed. 70, 2021.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude; CHAMBOREDON, Jean. O ofício de so-ciólogo. Petrópolis: Vozes, 2014.

BRAGA, J. L. Experiência estética e midiatização. In: LEAL, B. S.; GUIMARÃES, C.; MENDONÇA, C. Entre o sensível e o comunicacional. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 75-88

BRAGA, J. L. Lógicas da mídia, lógicas da midiatização? In: FAUSTO NETO, A.; ANSELMINO, N. R.; GINDIN, I. L. Relatos de investigaciones sobre media-tizaciones. Rosário: UNR Editora, 2015. p. 15-32

BRAGA, J. L. Midiatização como processo interacional de referência. In: MÉDOLA, A. S.; ARAUJO, D. C.; BRUNO, F. Imagem, visibilidade e cultura midiática. Porto Alegre: Sulina, 2007. p. 141-168

BRAGA, J. L. Para começar um projeto de pesquisa. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 10, n. 3, set./dez. 2005.

BRAGA, José Luiz. A prática da pesquisa em comunicação: abordagem metodo-lógica como tomada de decisões. E-Compós, Brasília, v. 14, n. 1, jan./abr. 2011.

BRAGA, José Luiz. A prática da pesquisa em comunicação: abordagem metodológica como tomada de decisões. E-Compós, Brasília, v. 14, n. 1, jan.-abr. 2010.

CAMARGO, Robson L. C. Mudança de autoridade religiosa: estudo da midiati-zação no catolicismo mediante análise textual discursiva da missa do padre Marcelo Rossi no Youtube. 2020. Dissertação (Mestrado em Linguagens, Mídia e Arte) - Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte, PUCCAMP, Campinas, 2020.

CARRANZA, Brenda. Catolicismo midiático. São Paulo: Ideias e Letras, 2011.

CARVALHO, Lucas A. R.; BEZERRA, Alan S. Covid-19 e a midiatização da religião: a fé no período de isolamento social. In: INTERCOM, 43., 2020, Salvador, BA. Anais […]. Salvador, BA: UFBA, 2020.

CESAR, Larissa O.; SALDANHA, Patrícia G. Pastor Silas Malafaia e o uso estraté-gico das mídias digitais. Reciis, Manguinhos, v. 13, n. 1, p. 172-190, jan./mar. 2019.

CLARK, Lynn Schofield. Religion, media and the marketplace. New Brunswick: Rutgers University Press, 2007.

COLFERAI, Sandro A.; CUNHA, Cadidja. Midiatização e religião: utilização de estratégias midiáticas pela paróquia São João Batista. Aturá: revista Pan Amazônica de Comunicação, Palmas, v. 3, n. 1, p. 235-255, jan./abr., 2019.

COULDRY, Nick. Mediatization or mediation?. New Media and Society, Chicago, v. 3, n. 10, p. 373–379, 2008.

CUNHA, Magali N. Os processos de midiatização das religiões no Brasil e o ati-vismo político digital evangélico. Revista Famecos, Porto Alegre, v. 26, n. 1, p. 1-20, jan./abr., 2019.

FAUSTO NETO, Antônio. Fragmentos de uma “analítica” da midiatização. Matrizes, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 89-105, 2008.

FAUSTO NETO, Antônio. Midiatização, prática social – prática de sentido. In: COMPÓS, 15., 2006, Bauru, SP. Anais [...]. Bauru, SP: COMPÓS, 2006.

FERRARA, Lucrécia D’A. A comunicação: da epistemologia ao empírico. In: COMPÓS. 23., 2014, Belém, PA. Anais […]. Belém, PA: UFPA, 2014.

FERREIRA, Jairo. Midiatização: dispositivos, processos sociais e de comunicação. E-Compós, Belo Horizonte, v. 10, n. 3, p. 1-13, 2007.

FERREIRA, Virgínia D. Processo de midiatização do catolicismo midiático e o te-levangelismo - análise do programa PHN da TV Canção Nova. In: SEMINÁRIO MIDIATIZAÇÃO E PROCESSOS SOCIAIS, 3., 2019, São Leopoldo: Anais […]. São Leopoldo: Unisinos, 2019.

FIEGENBAUM, Ricardo Z. Habitus e pensamento comunicacional das igrejas Me-todista e Luterana no processo de midiatização. Comunicação Midiática, Bau-ru, v. 8, n. 1, p. 246-265, jan./abr., 2013.

FLORES, Ana C. P. Práticas midiatizadas da Canção Nova na internet. 2010. 126f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação Midiática, UFSM, Santa Maria, 2010.

FLORES, Ana C. P.; SILVA, Sandra R. Um boteco católico na Internet: facetas da midiatização da religião no blog “O catequista”. Interin, Curitiba, v. 19, n. 1, p. 40-53, jan./jul., 2015.

GASPARETTO, Paulo R. A complexidade do conceito de midiatização e a cons-trução de novas comunidades de pertencimento. In: COLOQUIO SEMIÓTICA DAS MÍDIAS, 2., 2013, Japaritinga, AL. Anais […]. Jaguaritinga, AL: UFAL, 2013.

GASPARETTO, Paulo R. Midiatização da religião. 2009. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Co-municação, Unisinos, São Leopoldo, 2009.

GASPARETTO, Paulo Roque. Midiatização da religião. São Paulo: Paulinas, 2011.

GOHN, Maria. G. A pesquisa nas ciências sociais: considerações metodológicas. Cadernos Sedes, Campinas, n. 12, p. 3-14, 1987.

GOMES, Pedro G. Da igreja eletrônica à sociedade em midiatização. São Paulo: Paulinas, 2010.

GOMES, Pedro G. Dos meios à midiatização. São Leopoldo: Unisinos, 2016.

GOMES, Pedro G. Midiatização: um conceito, múltiplas vozes. Famecos, Rio Grande do Sul, v. 23, n. 2, p. 1-15, 2016.

GOMES, Pedro Gilberto. Da igreja eletrônica à sociedade em midiatização. São Paulo: Paulinas, 2010.

HALL, Stuart. On postmodernism and articulation: an interview with Stuart Hall. In: MORLEY, David; KUAN-HSING, Chen (ed.). Stuart hall: critical dialogues in cultural studies. London: Routledge, 1996. p. 131-150

HEPP, A. Cultures of mediatization. London: Polity, 2016.

HEPP, A.; HJARVARD, S.; LUNDBY, K. Mediatization: empirical perspectives. Commu-nications, Berlin, v. 35, n. 3, p. 223-228, 2010.

HEPP, Andreas. Cultures of mediatization. Londres: Sage, 2016.

HJARVARD, Stig. The mediatization of religion: a theory of the media as agents of religious change. Northern Lights: Film & Media Studies Yearbook, Copenhagen, v. 6, n. 1, p. 9–27, 2008a.

HJARVARD, Stig. The mediatization of society. Nordicom Review, Göteborg, v. 29, n. 2, p. 105–34, 2008b.

HOOVER, Stewart. Religion in the media age. London: Routledge, 2006.

KROTZ, F.; HEPP, A. A concretization of mediatization: how mediatization works and why ‘mediatized worlds’ are a helpful concept for empirical mediatization research. Empedocles: European Journal for the Philosophy of Communication, Bristol, v. 3, n. 2, p. 137–152, 2011.

LAURINDO, Erivaldo; FREIRAS, Goretti M. S. Midiatização religiosa: estudo de caso do programa Jesus para Todos. In: INTERCOM NORDESTE, 20., 2018, Juazeiro: Anais […]. Juazeiro, BA: UNEB, 2018.

LIVINGSTONE, Sonia. Coming to terms with ‘mediatization’. In: LUNDBY, Knut (org.). Mediatization: concept, changes, consequences. New York: Peter Lang, 2009.

LIVINGSTONE, Sonia. On the mediation of everything. Journal of Communication, Hoboken, v. 59, n. 1, p. 1-18, 2008.

LOPES, Fernanda L. Fé midiatizada?. Pragmatizes, Niterói, v. 7, n. 13, p. 78-91, abr./set., 2017.

MARIANO, Ricardo. Neopentecostais. São Paulo: Loyola, 1998.

MARQUES, Luís H. Advento do marketing católico e o processo de midiatização da religião. Comunicação & Informação, São Caetano do Sul, v. 20, n. 1, p. 26-41, jan./jun., 2017.

MARTIN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1997.

MARTINELLI, Maria Lúcia. O uso de abordagens qualitativas em serviço social. In: MARTINELLI, Maria Lúcia. Pesquisa qualitativa: um instigante desafio. São Paulo: Veras, 1999. p. 21-32

MARTINO, Luís Mauro Sá. The mediatization of religion. Londres: Routledge, 2016a.

MARTINO, Luis Mauro Sá. Mídia, religião e sociedade. São Paulo: Paulus, 2016b.

MARTINO, Luís Mauro Sá. Da teoria à metodologia: um ensaio sobre a elabora-ção de projetos de pesquisa em comunicação. Comunicação Midiática, Bau-ru, v. 11, p. 1-15, 2016c.

MARTINO, Luís Mauro Sá. Rumo a uma teoria da miditização: exercício concei-tual e metodológico. Intexto, Porto Alegre, v. 1, n. 45, p. 16-34, 2019.

MATTOS, Maria Ângela; BARROS, Ellen Joyce Marques; OLIVEIRA, Max Emiliano (orgs.) Metapesquisa em comunicação. Porto Alegre: Sulina, 2018.

NOGUEIRA, Maria C. S. Midiatização religiosa: os impactos do e-marketing promovido pelo grupo de oração universitário da Faculdade de Balsas. Unitas, Vitória, v. 3, n. 2, p. 19-37, jul./dez., 2015.

PICHIGUELLI, Isabella. Na outra ponta da midiatização: perspectivas para pen-sar o eixo Comunicação e Religião. ECCOM, Lorena, v. 11, n. 21, p. 25–38, jan./jun., 2020.

QUEIROZ, Maria I. P. Variações sobre a técnica do gravador. São Paulo: T. A. Queiroz, 1991.

REGIANI, Herivelton. Memetizando e midiatizando: memes como estratégia discursiva evangélica. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Pro-grama de Pós-Graduação em Comunicação, UFSM, Santa Maria, 2017.

ROSA, Ana C. F.; SILVA, Sandra R. Midiatização da religião como experiência vivida. Questões Transversais, São Leopoldo, v. 5, n. 9, p. 43-50, jan./jun., 2017.

ROSA, Francys A.; DALMOLIN, Aline R. SenseMarcia: o humor e a religiosidade esotérica na ambiência da sociedade midiatizada. Intexto, Porto Alegre, v. 1, n. 52, p. 1-21, 2021.

SANCHOTENE, Carlos R. S. Entre a cura e o espetáculo: a midiatização do dis-curso religioso na Nação dos 318. Revista Estudos de Comunicação, Curiti-ba, v. 10, n. 22, p. 159-167, maio/ago., 2009.

SANTOS, Camila J. M. A midiatização digital e os novos ambientes de fé: uma avaliação do aplicativo “Católico Orante”. Veredas, Juiz de Fora, v. 10, n. 1, p. 98-109, 2017.

SARDINHA, Antonio C.; REIS, Marcos V. F.; OLIVEIRA, Danilo S. Interface entre midiatização e mercado religioso a partir do estudo da emissora católica Rádio São José. Plura, revista de estudos de religião, Mato Grosso do Sul, v. 12, n. 1, p. 258-282, 2021.

SATUF, Ivan et al. Uma igreja nas redes sociais: a midiatização da religião em Juazeiro do Norte. Cambiassú, São Luís, v. 13, n. 21, p. 121-135, jul./dez., 2017.

SBARDELOTTO, Moisés. E o verbo se fez bit: a comunicação e a experiência religiosa na internet. São Paulo: Paulinas, 2017.

SCHOTT, A. Dimensions: catch-all label or technical term. In: LUNDBY, Kunt. (org.). Mediatization. Nova York: Peter Lang, 2009. p. 41-62.

SIERRA GUTIÉRREZ, Luis I. Tele-fé: religião midiatizada. 2006. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Programa de Pós- Graduação em Ciências da Comunicação, Unisinos, São Leopoldo, 2006.

SILVA, Hemelly R. S. Midiatização da religião: o fenômeno comunicacional padre Fábio de Melo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ra-dialismo) - Centro de Comunicação, Turismo e Artes, UFSM, Santa Maria, 2019.

SILVA, Odlinari R. N.; COSTA, Luciana M. O pastor de internet e a midiatização digital da religião. Tropos, Rio Branco, v. 10, n. 1, jul. 2021.

SIQUEIRA, Maysa C. J. A midiatização da igreja cristã: a destruição da aura no Templo. In: CONIC, 17., 2017, São Paulo, SP. Anais [… ]. São Paulo: Unitalo, 2017.

SODRÉ, Muniz. Antropológica do espelho. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

SOUSA, Marco T. Igreja Eletrônica, religiosidade midiática, religiosidade midia-tizara. Matrizes, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 275-298, jan./abr., 2021.

SOUZA, Daniel R. R.; SALDANHA, Patrícia G. Midiatização da religião: um campo de batalha entre a privação sensorial e a vertente progressista evangélica. In: SEMINÁ-RIO MIDIATIZAÇÃO E PROCESSOS SOCIAIS, 4., 2020, São Leopoldo: Anais […]. São Leopoldo: Unisinos, 2020. p.1-11.

TAVARES, Paulo A. O divino pai eterno na sociedade em midiatização. Protes-tantismo em Revista, São Leopoldo, v. 35, n. 1, p. 104-115 set./dez., 2014.

TEIXEIRA Filho, Clóvis; AZEVEDO Jr., Aryovaldo C. A midiatização da umbanda. Comunicação & Sociedade, São Bernardo do Campo, v. 42, n. 1, p. 163-191, jan./abr., 2020.

VERÓN, Eliseo. La mediatización. Buenos Aires: Editora da UBA, 1986.

VERÓN, Eliseo. La semiosis social 2. Buenos Aires: Paidós, 2013.

WOTTRICH, Laura et al. A metodologia na prática de pesquisa em comunicação: análise de teses e dissertações da região sul. In: Congresso Brasileiro de Ciên-cias da Comunicação, 43., 2020, Salvador, BA. Anais […]. Salvador, BA: UFBA, 2020.

ZANOTTI, Carlos A.; CAMARGO, Robson C. Midiatização e disputa no Vaticano. Culturas Midiáticas, João Pessoa, v. 13, n. 2, p. 96-113, jul./dez., 2020.

ZANOTTI, Carlos A.; CAMARGO, Robson L. C. Paulo VI e a midiatização do cato-licismo. Intersecções, Rio de Janeiro, v. 11, 2018.

Downloads

Publicado

17-12-2021

Como Citar

MAURO SÁ MARTINO, Luis. Metodologias da midiatização: um estudo exploratório da pesquisa em mídia e religião. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 47, n. 2, p. 229–253, 2021. DOI: 10.22484/2177-5788.2021v47n2p229-253. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/4811. Acesso em: 3 jul. 2024.