CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA AMBIENTAL ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS

Autores

  • Maria Auxiliadora Teixeira Ribeiro
  • Mário Henrique da Mata Martins
  • Renata Laureano da Silva

Resumo

Configura as contribuições da Psicologia Ambiental no campo das Políticas Públicas no Brasil. Realizamos um estudo das publicações disponíveis sobre Psicologia Ambiental e Políticas Públicas por meio da busca em bases de dados (Index Psi, LILACS, PePSIC e Scielo). Selecionamos e analisamos vinte e
sete artigos, a partir do referencial teórico-metodológico das Práticas Discursivas, resultando na classificação de três grupos de produção. Os treze artigos que configuram o campo de estudos da Psicologia Ambiental enquanto disciplina do ponto de vista epistemológico, teórico e metodológico, formam o primeiro grupo. Compõe o segundo grupo, oito artigos identificados como teórico-práticos pelas propostas de intervenção. Os seis artigos que articulam a Psicologia Ambiental às Políticas Públicas integram o terceiro grupo. As contribuições da Psicologia Ambiental às Políticas Públicas identificadas caracterizam-se pelas propostas de aplicação dos conhecimentos da Psicologia Ambiental e de atuação dos psicólogos no âmbito das políticas ambientais, incentivando a participação comunitária e o envolvimento dos psicólogos no contexto da gestão ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

RIBEIRO, Maria Auxiliadora Teixeira; MARTINS, Mário Henrique da Mata; SILVA, Renata Laureano da. CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA AMBIENTAL ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 37, n. 1, 2011. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/598. Acesso em: 28 mar. 2024.