A CONTRIBUIÇÃO DA TOXICOLOGIA ANALÍTICA NA APLICAÇÃO DA TOXICOLOGIA FORENSE: EXEMPLOS DA COCAÍNA E DO ÁLCOOL ETÍLICO
Resumo
Em análises toxicológicas com finalidade forense, principalmente em análises realizadas em fluídos biológicos, é imprescindível que o laboratório tenha à disposição métodos analíticos simples e inequívocos, uma vez que os resultados obtidos contribuem para a confirmação da droga em pesquisa ou análise. Estudos recentes comprovam o progressivo uso da cocaína, que é uma das drogas de maior consumo no país depois do álcool. O objetivo deste trabalho foi fazer um levantamento dos métodos analíticos utilizados na área forense para a detecção da cocaína, álcool e seus metabólitos, em diferentes materiais biológicos. Artigos que contemplavam o objetivo do estudo, publicados na base de dados do PubMed, foram selecionados e incluídos no estudo. Vários métodos analíticos para álcool (13) e cocaína (21) foram encontrados utilizando-se diferentes amostras biológicas (3 e 9, respectivamente para álcool e cocaína). A cocaína foi também analisada em 4 amostras não biológicas. Diante dos resultados encontrados, conclui-se que a quantificação desses agentes dentro dos preceitos analíticos de qualidade de precisão, sensibilidade e especificidade é uma real preocupação da área forense visando à proteção do sujeito e da sociedade.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Revista de Estudos Universitários (REU). Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.

















