HEGEL
Pretensa superioridade europeia e o desconhecimento da alteridade
Resumo
O objetivo do presente trabalho é denunciar a pretensa superioridade europeia e o desprezo da alteridade latino americana. Nessa perspectiva recordemos que imediatamente após a expulsão do último califado árabe da península ibérica — com quem conflitavam há quase oito séculos — os europeus voltaram suas preocupações para o continente americano onde terminaram por aportar e colonizar. Dessa forma, um povo extremamente bélico / catequista / escritural / linear entra em choque com outro estranhamente rítmico / sensual / analógico / oral. Este fenômeno - encontro de etnias e culturas diferentes - até hoje não foi bem analisado. A propósito escreve Juan Goytisolo em “EI linguage del cuerpo”: “Hasta la fecha, ningúm historiador o ensayista ha calibrado como se debe la importancia de este fenômeno y su formidable impacto em la configuración mental y vital del pais””. Assim sendo, E em nível de contribuição para a compreensão desse encontro de culturas que escrevemos este trabalho, adicionando uma rica bibliografia digna de ser pesquisada.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Revista de Estudos Universitários (REU). Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.

















