Do tradicional ao colaborativo: narrativas de marcas contemporâneas

Autores

  • Fernanda Elouise Budag Universidade de São Paulo, USP
  • Mayra Rodrigues Gomes Universidade de São Paulo, USP

Resumo

Com foco nos estudos comunicacionais, a narrativa é o objeto de estudo a partir do qual olhamos para a interseção comunicação-tecnologia, ou melhor, a partir do qual refletimos sobre as transformações e ressignificações que os ambientes digitais vêm introduzindo nela. Narrativas ficcionais, narrativas pessoais de sujeitos, narrativas de marcas agora parecem obedecer a uma nova lógica. Assim, afinal, como está operando a forma comunicacional narrativa em tempos de inovação tecnológica? Questão ponto de partida para nossas reflexões teóricas iniciais e também para nossa discussão seguinte, mais focada em torno da narrativa publicitária. Portanto, ilustramos essas mudanças com a campanha Open Film Project, da marca Absolut, que segue uma proposta colaborativa, convidando os consumidores a construírem a narrativa da marca.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Elouise Budag, Universidade de São Paulo, USP

Doutoranda em Ciências da Comunicação, pela ECA/USP. Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo, pela ESPM-SP. Docente da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM). Campos de abrangência de pesquisas: comunicação; consumo, análise de discurso; linguagem e narrativas.

Mayra Rodrigues Gomes, Universidade de São Paulo, USP

Professora Titular e Chefe do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA-USP. Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Atuação em pesquisas na área de linguagem e filosofia, na área de cultura, supervisão e controle.

Downloads

Publicado

29-11-2014

Como Citar

BUDAG, Fernanda Elouise; GOMES, Mayra Rodrigues. Do tradicional ao colaborativo: narrativas de marcas contemporâneas. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 2, n. 4, 2014. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/1934. Acesso em: 19 abr. 2024.