Meios na história, história nos meios: paradigmas para a reflexão sobre comunicação e cultura

Autores

  • Marcio Souza Gonçalves Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
  • Ericson Saint Clair Universidade Federal Fluminense

Resumo

Investigam-se as relações entre meios de comunicação e cultura a partir da crítica a um determinado modo de configurar tais relações nomeado como “epocalismo”. Observa-se a precariedade desse modelo de pensamento com o auxílio de três ramos de exemplos apresentados por autores diferentes e referentes a períodos históricos distintos: a convivência colaborativa de oralidade,  manuscritos e impressos na Inglaterra do século XVII apontada por McKenzie; a interpenetração do oral e do escrito no Brasil dos anos 1800 e 1900 indicada por Marialva Barbosa; e as marcas da oralidade na pontuação produzidas no romance do século XIX demonstradas por Parkes. Em seguida, rascunha-se uma proposta de revisão da nossa herança de uma narrativa histórica teleológica, com a sugestão de uma redefinição das relações macro e micro a partir de uma ênfase especial nos aspectos microscópicos e criativos da cultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcio Souza Gonçalves, Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Doutor em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pós-Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bolsista Prociência UERJ/FAPERJ. Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Ericson Saint Clair, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Professor do Departamento de Artes e Estudos Culturais da Universidade Federal Fluminense.

Downloads

Publicado

29-11-2014

Como Citar

GONÇALVES, Marcio Souza; CLAIR, Ericson Saint. Meios na história, história nos meios: paradigmas para a reflexão sobre comunicação e cultura. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 2, n. 4, 2014. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/2019. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS - OUTRAS PERSPECTIVAS