A entre-vista-encontro método da reportagensaio no jornalismo
Resumo
A entre-vista-encontro na narrativa da reportagensaio. Aqui são descritos e analisados os métodos de trabalho de campo dos jornalistas; e especialmente os processos do repórter como mediador-narrador entre a entrevista-encontro e a escritura. A entre-vista-encontro implica um método que vai à descoberta das vivências cotidianas e colhê-las com os afetos e as simpatias da compreensão. Numa abordagem dialógica a narrativa tece as considerações e as informações que universalizam a situação do cotidiano. Nesse caminho (método) se estabelecem as relações entre a conversa, a observação e a experiência-vivência; com o ensaio reflexivo e conceitual: emergindo as narrativas das personagens e os acontecimentos na reportagensaio. É uma pesquisa que dialoga com o saber, a oratura das pessoas e a teoria da história oral de vida, na busca da epistemologia da reportagem, nos sentidos humanos. Faz-se uma reflexão sobre a entre-vista-encontro como método transversal do jornalismo, das pesquisas, dos testemunhos, as histórias de vida e as narrativas humanas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos autorais.
A reprodução de artigos publicados na Tríade só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.