Gêneros televisivos – do melodrama à complexidade virtual: retomada dos formatos ficcionais
Resumo
Na perspectiva da transmidiação televisiva, aqui são retomadas conceituações de gêneros com foco na telenovela por sua capacidade de mesclar antigas tradições ficcionais com elementos do universo popular e influências vindas de outros ramos da produção industrializada da cultura, complexificando a trama ideológica social. Nascida no âmbito da comercialização, a telenovela opera hoje com elementos visuais que remetem ao centro da condição contemporânea, marcada por contradições e misturas, adentrando os cotidianos, mais do que nunca midiatizados, exigindo que o gênero adentre os espaços virtuais. Areflexão a partir dos gêneros se dá por serem categorias que refletem momentos da sociedade, auxiliando a produção e leitura dos mesmos, tratando o tempo e a estrutura da narrativa de forma diferenciada, vinculada às possibilidades da tecnologia televisiva, às condições dramatúrgicas de seu desenvolvimento, bem como às formas de sua apropriação, quer pelas indústrias culturais, quer pelos consumidores.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Tríade. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.














