Facebook e terceira Idade: A relação do alunos da Universidade Aberta a terceira idade da Uniso e as novas tecnologias midiáticas.

Autores

  • Ana Paula dos Santos

Resumo

Nesta pesquisa, investiga-se a relação entre os produtos midiáticos contemporâneos, em particular a rede social Facebook, e os idosos frequentadores da Universidade da Terceira Idade da Uniso. Do ponto de vista teórico, este estudo apoia-se sobretudo nos trabalhos de Castells (1999; 2003) e Recuero (2003; 2009), bem como nos de Kossoy (2001), Lima (2009) e Martinez (2008; 2013).   Na primeira fase desta pesquisa empírica, quantitativa, foi feita a aplicação de questionário a 300 participantes, cujo resultado sinalizou que 84% eram usuários do Facebook. Em seguida, na segunda fase, qualitativa, foi realizado experimento por meio do uso da rede social Facebook do qual participaram por adesão sete alunos dos 15 de um dos cursos de Redes Sociais ministrado no segundo semestre de 2014 na entidade. As imagens usadas pelos participantes, em grupo fechado previamente criado, foram analisadas a partir de roteiro proposto por Kossoy (2001) e da técnica de escrita idealizada por Lima (2009). Dos resultados desta pesquisa destacam-se três observações. A primeira é a de que a seleção de material compartilhado pelos idosos remete ao tempo vivido e não necessariamente ao passado. A segunda é a de que os textos produzidos pelos participantes são sintéticos, como os produzidos por usuários de outras faixas etárias, inclusive as mais jovens. Finalmente, nota-se pela análise dos comentários que a inclusão digital potencializa a possibilidade de integração social para esses indivíduos, ampliando as chances de que tenham mais voz e visibilidade social, o que possivelmente resulta no aumento de empoderamento, senso de pertencimento comunitário e autoestima, bem como na qualidade de vida e aproveitamento de oportunidades educacionais e culturais, sobretudo as relacionadas aos produtos midiáticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

DOS SANTOS, Ana Paula. Facebook e terceira Idade: A relação do alunos da Universidade Aberta a terceira idade da Uniso e as novas tecnologias midiáticas. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 2, n. 4, 2014. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/2113. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

DISSERTAÇÕES