Por um espaço digital para a história do cinema brasileiro
Resumo
Este estudo tem como tema uma possibilidade de narrativa digital da história do cinema brasileiro. Ele se delimita numa investigação da possibilidade historiográfica estabelecida pelo acesso digital/digitalização de um conjunto de filmes. Lida-se com uma hipótese de que o cenário digital atual desafia conceitos estabelecidos de espaços de acervo, fixação de fontes e democratização de acessos. Esta hipótese é analisada a partir de uma investigação/descrição de buscas por longas-metragens datados do período de 1964 à 1968 e disponibilizados no site de compartilhamentos Youtube, assim o configurando como espaço digital de acervo. A pergunta de pesquisa é: como os resultados do motor de busca do Youtube, estimulado por um conjunto de descritores, formam um panorama digital do cinema brasileiro de 64-68? O objeto de estudo é a historiografia digital, e o objeto empírico é a materialidade de um possível panorama digital de um momento da história do cinema brasileiro. Conclui-se que, embora os dados encontrados não construam o relevo total do período, eles mostram que o conjunto de filmes encontrados para exibição livre e de fácil acesso carregam marcas identitárias fortes e representativas do período e afirmam a hipótese de um espaço digital de construção de acervo livre, digital e democrático.
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