Imagens fotojornalísticas: o caso Mércia Nakashima no jornal Folha de S. Paulo
Resumo
A pesquisa que tem como tema as imagens fotojornalísticas e toma como corpus oito imagens do caso Mércia Nakashima - publicadas no jornal impresso Folha de S.Paulo, nos meses de maio e junho de 2010, período do desaparecimento da jovem e localização do corpo, e de março de 2013, período do julgamento do acusado pelo assassinato-, é guiada pela seguinte pergunta: Qual o potencial de sentidos dessas imagens fotojornalísticas e, em que medida, tal potencial pode ser revertido em prol da emissão de um julgamento pelo público, em geral, do acusado? A partir disto, delineiam-se o objetivo geral de compreender os sentidos gerados por imagens fotojornalísticas e os objetivos específicos de explicitar aspectos do fotográfico, do fotojornalismo e o potencial de sentidos dessas imagens, bem como conjeturar sobre a contribuição deste para o julgamento do acusado pelo público, em geral, que teve acesso a tais imagens. Pesquisa bibliográfica e análise de imagens foram as estratégias metodológicas selecionadas, o que permitiu tratar de aspectos do fotográfico, do fotojornalismo e analisar as oito imagens, na perspectiva de Barthes, notadamente com os conceitos de studium e punctum. Refletir sobre a importância da produção de sentidos pelas imagens fotojornalísticas constitui a importância desta pesquisa para a comunicação visual.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos autorais.
A reprodução de artigos publicados na Tríade só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.