Comunicação e lei de imprensa em dez momentos: uma abordagem contemporânea
Resumo
A presente pesquisa trata de questões que envolvem a Lei de Imprensa no Brasil, tendo como objeto de investigação especificamente dez publicações veiculadas no Jornal Cruzeiro do Sul, em Sorocaba-SP. Pretendeu-se desenvolver uma leitura crítica do material selecionado. A expectativa foi enfocar alguns pontos crítico-conceituais em que a Comunicação dialoga com o Direito, interdisciplinarmente, ao estudar a mídia, o consumo e as práticas socioculturais. O percurso metodológico, aqui, constitui-se a partir da investigação qualitativa (de observar, descrever e discutir) acerca desse veículo de comunicação como objeto e respectivo contexto da pesquisa, abordada no âmbito das tecnologias emergentes. O embasamento teórico-conceitual ocorre pelos estudos contemporâneos da comunicação. Buscou-se como resultado, sob os diferentes contextos tecnológicos, demonstrar que existe confusão conceitual e desconhecimento técnico dos temas relacionados, em destaque o acesso às informações, das prerrogativas de se comunicar e de regulamentações do mercado, gerando abuso, imposições arbitrárias e medo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Tríade. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.














