A beleza do rosto feminino construído pela moda: em cena a coleção "The horn of plenty" de Alexander Mc queen
Resumo
Esta pesquisa tem como objeto de estudo o processo de construção da beleza para o rosto feminino, no contexto da comunicação e da moda. O corpus da pesquisa é constituído pelos rostos das modelos exibidos no desfile “The Horn of Plenty”, de 2009, do estilista Alexander McQueen. Para alcançar o objetivo geral de compreender como se delineia a proposta de beleza vinda da moda para o rosto feminino na contemporaneidade e identificar os produtos da moda como signos; explicitar o rosto humano como objeto semiótico; explicitar aspectos da beleza construídos para o rosto feminino e inventariar o potencial de sentidos dos rostos presentes no desfile, como objetivos específicos, adotamos as seguintes estratégias metodológicas: análise semiótica, na perspectiva peirceana, dos rostos exibidos no desfile – via representações visuais -, bem como reflexões sobre comunicação e moda; sobre a construção da beleza, via representações da arte e de imagens midiáticas e sobre o rosto humano enquanto objeto semiótico. Entre os resultados, vem que o sentido do novo e da renovação, próprios da moda, colabora na construção do que pode ser um novo ideal de beleza para o rosto feminino, uma nova referência visual, que constrói um rosto apto para transfigurar-se, mas também para ser contemplado em sintonia com a roupa e os adereços, como uma unidade, uma paisagem, sem deixar de revelar a sensualidade feminina. A relevância desta pesquisa está na especificidade da metodologia de pesquisa, que se vale de imagens disseminadas pelas mídias para tratar da beleza do rosto feminino, bem como pela possibilidade de exibir aspectos para a beleza do rosto feminino pertinentes à contemporaneidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Tríade. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.














