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Das linguagens midiáticas à hipótese rock-education

por outros arranjos educativos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2318-5694.2021v9n20p120-145

Resumo

O texto reflete sobre as linguagens midiáticas e os processos educativos no contexto da cultura digital mediados pela singularidade da música. Na confluência das linguagens midiáticas, destacamos o trabalho com multiletramentos e a perspectiva da mídia-educação, que inspira nossa hipótese rock-education entendida como uma atitude pedagógica e expressão cultural para um agir crítico e criativo diante do conhecimento, da cultura e dos processos de ensinar e aprender. A hipótese dialoga também com a ideia de comunidades pedagógicas e culturais e da escola entendida como espaço de cidadania, fronteiras e intercâmbios. Nas relações entre sujeitos e saberes, o rock-education sugere outras possibilidades educativas na construção de conhecimentos, atitudes e diálogos, para além do gênero musical como “recurso pedagógico” na escola. Pode contribuir também para pensar outras interpretações de mundo, em que práticas educativas tenham na arte e na cultura um denominador comum.

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Biografia do Autor

Monica Fantin, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Associada do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, atua no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-graduação em Educação, Linha de Pesquisa  Educação e Comunicação. Líder do Grupo de Pesquisa Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte, NICA, UFSC/CNPq. Email instititucional: monica.fantin@ufsc.br

 

José Douglas Alves dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pedagogo e mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Membro do Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte (NICA) e colaborador no Coletivo Tecendo: cultura arte educação. Escritor e Desmistificar de Dálias. E-mail: jdneo@hotmail.com

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Publicado

03-05-2021

Versões

Como Citar

FANTIN, Monica; ALVES DOS SANTOS, José Douglas. Das linguagens midiáticas à hipótese rock-education: por outros arranjos educativos. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 9, n. 20, p. 120–145, 2021. DOI: 10.22484/2318-5694.2021v9n20p120-145. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/4588. Acesso em: 21 dez. 2024.