Das linguagens midiáticas à hipótese rock-education
por outros arranjos educativos
DOI:
https://doi.org/10.22484/2318-5694.2021v9n20p120-145Resumo
O texto reflete sobre as linguagens midiáticas e os processos educativos no contexto da cultura digital mediados pela singularidade da música. Na confluência das linguagens midiáticas, destacamos o trabalho com multiletramentos e a perspectiva da mídia-educação, que inspira nossa hipótese rock-education entendida como uma atitude pedagógica e expressão cultural para um agir crítico e criativo diante do conhecimento, da cultura e dos processos de ensinar e aprender. A hipótese dialoga também com a ideia de comunidades pedagógicas e culturais e da escola entendida como espaço de cidadania, fronteiras e intercâmbios. Nas relações entre sujeitos e saberes, o rock-education sugere outras possibilidades educativas na construção de conhecimentos, atitudes e diálogos, para além do gênero musical como “recurso pedagógico” na escola. Pode contribuir também para pensar outras interpretações de mundo, em que práticas educativas tenham na arte e na cultura um denominador comum.
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