A dupla perspectiva documentária e a formação de identidades em Adoniran Barbosa
DOI:
https://doi.org/10.22484/2318-5694.2021v9n21p24-44Resumo
O artigo aborda a importância do documentário imagético e sonoro para debater os desafios do nosso presente. O filme analisado é Adoniran – Meu nome é João Rubinato (2018), de Pedro Serrano. As músicas analisadas trazem temas como imigração, verticalização, metropolização, despejo, diferenças sociais e apontam as transformações a partir da estruturação urbano-industrial da cidade de São Paulo. O estudo se ampara no conceito de voz no documentário a partir de Bill Nichols. A metodologia compreende a análise das músicas: Saudosa Maloca (1951), Abrigo de Vagabundo (1959) e Despejo na Favela (1969). O objetivo do artigo é propor a reflexão do documentário como uma forma criadora de significados e sentidos que emanam da história e dos contextos socioculturais. Conclui-se que a perspectiva documentária se dá por meio das experiências dos sujeitos e do imaginário das culturas.
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- 26-08-2021 (2)
- 24-08-2021 (1)
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