Educação, jogos, gamificação

linguagem e humanização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2318-5694.2021v9n20p72-94

Resumo

No contexto atual a ideia de gamificação ganhou lugar nas discussões sobre educação, especialmente, sobre práticas pedagógicas e aprendizagem. Além dos mais conhecidos jogos, praticados há mais de um século, a mídia e os videogames alargaram a seara dos jogos. Neste artigo, são apresentados elementos para se refletir e compreender como a gamificação e suas reverberações, na sociedade que abarcou a comunicação pela internet como parte de sua cultura, impactam a educação. O jogador nº 1, a ficção pensada por Cline (2018), sintetiza o conceito da cultura da convergência (JENKINS, 2009) que traduz, para a contemporaneidade, a multiplicidade de veículos e de linguagens aportadas na diversão pela interatividade. A ludicidade, presente nos games, vem ganhando lugar nas salas de aula e é preciso entendê-la em sua potencialidade e limitações.

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Publicado

03-05-2021

Como Citar

PIMENTA , Maria Alzira de Almeida; DOS SANTOS , Roger. Educação, jogos, gamificação: linguagem e humanização. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 9, n. 20, p. 72–94, 2021. DOI: 10.22484/2318-5694.2021v9n20p72-94. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/4678. Acesso em: 21 dez. 2024.