O ethos discursivo e o ethos pré-discursivo na adaptação da obra Grande sertão: veredas.
DOI:
https://doi.org/10.22484/2318-5694.2025v13id5643Palavras-chave:
ethos discursivo interativo; Grande sertão: veredas; rizoma e dialogismoResumo
Resumo: Para Dominique Maingueneau, o ethos se liga ao ato dialógico do discurso, possibilitando haver uma contingência na fala do outro. Há uma bagagem discursiva que os locutores carregam e isso faz com que se criem, antes mesmo do ato comunicacional, expectativas. Este artigo analisará como isso ocorre nas perguntas e respostas de uma entrevista aos cineastas Guel Arraes e Jorge Furtado quando respondem sobre a adaptação do livro Grande sertão: veredas para as telas. Após transcrever e interpretar as perguntas e respostas, analisamos seus diálogos com os conceitos de ethos discursivo e ethos pré-discursivo. O conceito de rizoma, de Gilles Deleuze e Félix Guattari, visa esclarecer a personalidade do narrador-protagonista, associando a mesma aos platôs e linhas de fuga que, embora divergentes, pertencem ao processo rizomático. O conceito de dialogismo, de Mikhail Bakhtin, visa entender os participantes do diálogo durante a entrevista, podendo ser associado ao ethos discursivo interativo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Tríade. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.














