Educação de pessoas surdas

a formação dos/as educadores/as em foco

Palavras-chave: Educação de pessoas surdas, Formação continuada, Educação inclusiva.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar os impactos de um processo de formação continuada de educadores/as, com foco na educação de pessoas surdas, nas práticas educativas de uma escola pública de João Pessoa-PB. Os procedimentos adotados foram: a formação de um grupo de estudo com o público-alvo (educadores/as), realizado quinzenalmente, intercalando aulas de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e debates sobre a educação de pessoas surdas; e a observação de práticas educativas, que serviram de parâmetro para confrontar os conhecimentos adquiridos nos momentos formativos. Realizamos 18 (dezoito) encontros, dos quais participaram nove educadores/as, entre professores/as titulares e tutores, professora de AEE, instrutor de Libras, intérprete e especialista. Os dados mostraram que, embora as questões relativas à educação de pessoas surdas envolvam aspectos mais amplos, as discussões realizadas nos momentos formativos tiveram alguns impactos na atuação dos/as profissionais que deles participaram, contribuindo para a construção de uma educação mais inclusiva.

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Biografia do Autor

Ana Dorziat, Universidade Federal da Paraíba / Universidade Federal de Campina Grande

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/SP), com pós-doutorado pela Universidade de Lisboa (UL/Portugal). Foi professora Titular da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde está, atualmente, como Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPB). Atua também como Professora Visitante no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande (PPGEd/UFCG). Desenvolve atividades de ensino e pesquisa, com ênfase nos temas: Inclusão e Estudos Surdos.

Edleide Silva do Nascimento, Prefeitura Municipal de João Pessoa / Universidade Federal da Paraíba

Pedagoga pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) na Prefeitura Municipal de João Pessoa-PB. Interesse de pesquisa: Educação de Surdos, Libras e Educação Especial.

Lucas Romário, Universidade Federal da Paraíba / Universidade Federal do Cariri

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB). Especialista em Educação em Direitos Humanos (UFPB) e em Língua Brasileira de Sinais pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Graduado em Pedagogia (UFPB) com aprofundamento em Educação Especial. Graduado em Serviço Social (Anhanguera-Uniderp). Professor Assistente da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Campus Juazeiro do Norte. Tem interesse de pesquisa nos seguintes temas: Estudos Culturais, Estudos Surdos com foco na Pedagogia Surda, Inclusão, Currículo e Gênero.

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Publicado
2019-12-10
Como Citar
DORZIAT, A.; NASCIMENTO, E. S. DO; ROMÁRIO, L. Educação de pessoas surdas: a formação dos/as educadores/as em foco. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, v. 21, n. 3, p. 921-943, 10 dez. 2019.
Seção
Artigos de Demanda