Sobre a Revista
Breve Histórico
A Quaestio: Revista de Estudos em Educação surgiu em 1999, como uma decisão institucional estratégica voltada ao fortalecimento do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba, quando ainda em processo de reconhecimento pela Capes. A criação do periódico foi resultado de uma deliberação coletiva do colegiado, que entendeu ser essencial dispor de um veículo acadêmico próprio para consolidar o programa, ampliar sua inserção no cenário nacional e oferecer suporte à formação dos alunos.
A iniciativa não partiu individualmente do responsável por sua implantação, mas sim de uma necessidade compartilhada pelo grupo. Em diálogo com o então reitor da Universidade de Sorocaba, ficou claro que a proposta envolvia compromissos financeiros e acadêmicos importantes, além da definição do perfil editorial, políticas de captação e estratégias de circulação da revista.
O nome Quaestio foi escolhido por seu significado profundo: representa as "questões" que movem a pesquisa educacional e refletem os desafios das sociedades contemporâneas, como a universalização do ensino, a formação continuada, a educação de jovens e adultos, entre outros. A sugestão veio de um professor latinista, e o nome sintetiza a ideia de que sem uma boa questão, não há boa pesquisa.
Desde sua criação, Quaestio: Revista de Estudos em Educação assumiu a missão de articular ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para a divulgação de estudos relevantes e para a formação de pesquisadores. Comprometida com a qualidade acadêmica, a revista combate o produtivismo e o formalismo superficial, mantendo-se firme em sua proposta de fortalecer a pesquisa educacional no Brasil. Hoje, é referência nacional, extrapolando os limites da Universidade de Sorocaba e de sua região de origem.
Missão da Revista Quaestio
A Quaestio: Revista de Estudos em Educação tem como missão promover a produção, divulgação e circulação de conhecimento relevante na área da educação, por meio da publicação de pesquisas que contribuam de forma significativa para o debate acadêmico, político e social. Comprometida com a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, a Quaestio busca fortalecer a formação crítica de pesquisadores e docentes, garantindo rigor metodológico, densidade teórica e relevância social em seus conteúdos. Em um cenário marcado por desafios educacionais complexos, a revista se propõe a ser espaço de reflexão e problematização, valorizando questões bem formuladas como ponto de partida para a construção do saber. Mais que um canal de publicização científica, Quaestio assume o papel formativo de um periódico comprometido com a qualidade, a ética acadêmica e a consolidação de uma cultura de pesquisa consistente no campo da educação.
Escopo e Política Editorial
Quaestio: revista de estudos em educação, é uma publicação científica da Universidade de Sorocaba (Uniso).
A revista adota a política de acesso aberto, com foco na divulgação de estudos e pesquisas na área da Educação Escolar, visando contribuir para o avanço do conhecimento, especialmente em temas relacionados à Educação Superior, Pesquisa em Educação, Cotidiano Escolar, Políticas Educacionais, Formação Docente e Fundamentos da Educação. Seu objetivo é catalisar e difundir a produção acadêmica de pesquisadores(as) vinculados a universidades e instituições de ensino superior do Brasil e do exterior, fomentando o desenvolvimento de teorias e práticas relevantes para o campo da Educação Escolar.
O(s) autor(es) e coautor(es) são inteiramente responsáveis pelo conteúdo de seus trabalhos, incluindo qualquer parte desenvolvida com auxílio de Inteligência artificial (IA). Quaestio: revista de estudos em educação valoriza a produção original, baseada nas ideias, experiências e aprendizado dos autores. Qualquer contribuição de IA deve ser explicitamente informada de maneira transparente.
Tipos de documentos aceitos
A revista aceita submissões de autores do Brasil e do exterior e encontra-se hoje organizada em sete (7) seções:
► Artigo Original: contribuições substantivas sobre questões relevantes para a temática central da revista, que apresentem resultados de pesquisa empírica ou teórica, ou revisão crítica sistemática e integrativa da produção científica e acadêmica na área de interesse. Os artigos submetidos para a Quaestio: revista de estudos em educação devem ser inéditos, em meios impressos ou eletrônicos, não sendo admitida submissão simultânea em outros periódicos.
► Editorial: seção destinada à publicação de texto elaborado pelos editores da Quaestio: revista de estudos em educação.
► Resenha: manuscrito que apresente leitura crítica de obras relevantes para a área da educação escolar, de livros que tenham sido publicados até 24 meses (últimos 2 anos) antes da submissão, com até 7 páginas. Estudantes de pós-graduação podem submeter originais para esta seção.
► Dossiês: seção especial da revista composta por um conjunto de textos reunidos em torno de um tema específico, com o objetivo de explorá-lo em profundidade e oferecer uma contribuição relevante para a área de estudo da revista. Em geral, é organizado por editores convidados, especialistas no assunto.
► Ensaio: seção reservada à publicação de textos do gênero textual argumentativo, que complementam a temática da revista. Devem apresentar uma reflexão crítica, fundamentada em argumentação teórica e, quando apropriado, subjetiva, sempre com rigor acadêmico.
► Resumos de Teses e/ou Dissertações: seção destinada à divulgação de resumos de dissertações e teses defendidas, no ano anterior, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
► Pareceristas: seção destinada à divulgação dos avaliadores ad hoc que realizaram avaliações no ano vigente.
Informações atualizadas em julho de 2025.
















