Dados abertos

Quaestio: revista de estudos em educação, comprometida com os princípios da Ciência Aberta, solicita que os(as) autores(as) que compartilhem os dados, códigos, métodos e outros materiais utilizados nas pesquisas que fundamentam os artigos publicados. Exceções são permitidas em casos de impedimentos legais ou éticos.

Todos os artigos têm acesso aberto, e são disponibilizados gratuitamente a pesquisadores(as), estudantes e ao público em geral, com o objetivo de ampliar o alcance e o impacto da produção científica. A Revista segue o código de boas práticas para editores, garantindo um processo editorial ético, transparente e responsável.

A revista incentiva o uso estratégico de redes sociais e institucionais para a divulgação dos manuscritos publicados, a fim de ampliar visibilidade, fomentar discussões acadêmicas e promover o intercâmbio de ideias.

Nos artigos com mais de um autor, solicita-se que a contribuição individual de cada um seja detalhada, a fim de promover transparência e adequada atribuição de créditos.

A revista apoia o compartilhamento de dados de pesquisa, scripts de análise, instrumentos e materiais suplementares através de repositórios online abertos. Os(as) autores(as) podem utilizar o repositório institucional, bem como identificar na Lista de repositórios para depósito de dados de pesquisa repositórios relevantes e certificados. Essas práticas facilitam a reprodução e a verificação dos resultados da pesquisa, e estimula novas descobertas e inovações. Se for o caso, , os(as) autores(as) devem citar e referenciar, no manuscrito, a disponibilidade e a localização dos dados, materiais e resultados,. Citar  no texto, o repositório em que se encontram as informações, de acordo com o Guia de citação de dados de pesquisa. A citação deve constar, na seção de metodologia, na lista de referências e na seção “Disponibilidade de Dados de Pesquisa”.

A contribuição dos(as) editores(as) de seção e de layout são devidamente creditadas nos artigos publicados.

Em reconhecimento e agradecimento, os(as) avaliadores(as) têm a opção de registrar e validar suas atividades de revisão no por meio da plataforma Reviewer Credits, promovendo a transparência e reconhecimento por seu importante trabalho.

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