Critérios de Avaliação
Pré-avaliação
Os artigos submetidos à Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, passam pela Equipe Editorial, para uma avaliação preliminar, confirmando se atendem os critérios editoriais solicitados:
► Adequação à linha editorial, ao escopo da Revista e à Seção indicada.
► Cumprimento do intervalo de dois anos, para publicação de artigos de mesma autoria (autor ou coautor).
► Cumprimento da exigência de titulação mínima de doutor para um dos autores da submissão.
► Adequação do texto ao Template.
► Observação das normas para título, resumo e palavras-chave.
► Rigor na escrita por meio de correção sintática, gramatical e ortográfica.
O manuscrito que estiver fora dos critérios editoriais da revista é recusado e comunicado ao autor via Sistema, podendo ele fazer as devidas correções e nova submissão.
Avaliação duplo-cego
Se aceito na pré-avaliação, o texto é encaminhado à parecerista, que avaliará, no sistema duplo cego, a relevância do tema abordado para a área da Educação Escolar, em especial sobre Educação Superior; Pesquisa em Educação; Cotidiano Escolar; Políticas Educacionais; Formação Docente e Fundamentos Educacionais.
Orientado por um formulário de avaliação, disponível no sistema da revista, o parecerista analisará a organização da estrutura do texto; a bibliografia; a produção textual fluente, coesa e adequada à escrita acadêmica; e questões gerais relacionadas ao objeto de estudo e apropriações teóricas e metodológicas presente no artigo.
O nome do(a) parecerista, permanece em sigilo durante todo o processo de avaliação.
Estima-se que o tempo médio para esta etapa da avaliação seja de até 180 dias. Entretanto, este tempo está condicionado ao fluxo de artigos e ao retorno dos pareceristas.
Na avaliação duplo cego, as identidades dos avaliadores e autores são ocultadas de ambas as partes. Assim, é imprescindível que o manuscrito não tenha identificação de autoria, inclusive no corpo do texto, rodapé, referências ou nas propriedades do arquivo. Nas citações e referências de obras dos próprios autores, usar (AUTOR1, ano), sem apresentar título ou outras informações, para preservar o anonimato.
Os avaliadores consideram os seguintes critérios:
► Adequação do título, resumo e palavras – chave ao conteúdo;
► Clareza do tema e definição dos objetivos;
► Qualidade da abordagem e da bibliografia adotada;
► Articulação coerente das ideias;
► Fundamentação da argumentação em dados empíricos ou bibliográficos;
► Qualidade da conclusão e contribuições ao campo da educação.
Os resultados das avaliações podem ser: aceitar, solicitar modificações e rejeitar.
- a) Aceitar: os pareceristas anexam o formulário preenchido com as observações a favor da publicação.
- b) Solicitar modificações: os pareceristas apontam as alterações recomendadas, com anotações em campo próprio do formulário de avaliação ou no corpo do artigo. O autor deve identificar, no texto, as alterações. Ressalta-se que as alterações realizadas no texto não garantem sua aprovação automática. Nesse caso, o texto retornará a equipe editorial para 2ª rodada de avaliação e análise detalhada das modificações para o parecer final.
- c) Rejeitar: os pareceristas apontam os motivos que levaram à reprovação do artigo, podendo apresentar sugestões para a sua melhoria, visando futura submissão. Os artigos rejeitados, contendo observações dos avaliadores, são encaminhados aos autores, acompanhados dos respectivos pareceres, sem a identificação dos pareceristas.
Em caso de controvérsias quanto à avaliação de um mesmo artigo, o texto é encaminhado a outros pareceristas, a fim de se obter parecer conclusivo.
Decisões em relação à publicação dos artigos são de responsabilidade dos editores do periódico, com base na avaliação dos pareceristas. Os editores podem publicar artigo produzido a convite, com o intuito de contribuir com debate premente da área, nessa condição, a pesquisa será objeto de avaliação apenas pelos editores. Aos editores reserva-se o direito de recusar manuscritos entregues fora do prazo determinado e aqueles cujos autores discordarem da avaliação e tiverem os pareceres mantidos pela editoria.
Os/as autores/as são informados sobre todo o processo de avaliação.
Finalizado o processo de avaliação favorável à publicação, o texto passa para a fase de produção editorial.
Publicação
► revisão e normalização;
► envio do texto para o(a) autor(a) providenciar à revisão gramatical do texto e indicar na página final, os créditos do responsável pela revisão (nome completo e endereço eletrônico).
Para atender as solicitações de revisão gramatical, será acrescido prazo, acordado entre as partes, para entrega final do arquivo.
IMPORTANTE: Os autores se responsabilizam pelos custos com a revisão gramatical do manuscrito.
Após o envio da versão final do texto revisado em sua língua original, terá início o fluxo de produção para publicação:
► diagramação;
► publicação.
A ordem de publicação segue o critério de publicação contínua.
Informações atualizadas em 06 de fevereiro de 2024.