Processo de avaliação por pares
Os artigos submetidos à Quaestio: revista de estudos em educação que estiverem em conformidade com as normas editoriais passam por uma pré-avaliação realizada pelos editores, responsáveis por verificar a adequação das contribuições ao escopo temático da revista. Após aprovação nessa etapa inicial, as submissões são encaminhadas para avaliação por pareceristas.
Todos os manuscritos são avaliados por, no mínimo, dois pareceristas, que podem ser membros do Conselho Consultivo ou avaliadores ad hoc. Na emissão dos pareceres, são considerados critérios como a qualidade da abordagem do tema, a clareza da redação e a conformidade com as normas editoriais da Revista. Os pareceristas podem recusar, sugerir modificações ou aprovar a publicação do texto. Em caso de pareceres divergentes, o manuscrito é obrigatoriamente encaminhado a um terceiro parecerista.
Todo o processo de submissão e avaliação é realizado por meio do sistema OJS, que garante o anonimato de autores(as) e avaliadores(as), preservando o modelo de avaliação duplo-cega. Os pareceres são sigilosos, e, ao aceitar a solicitação de avaliação, o parecerista deve declarar a inexistência de conflitos de interesse em relação ao conteúdo avaliado.
Os pareceres servem de base para a decisão editorial, cuja responsabilidade é exclusiva dos(as) editores(as)-chefes, que poderão aprovar ou rejeitar as submissões. Após a emissão dos pareceres, por meio do formulário próprio da Revista, os(as) autores(as) são comunicados(as) da decisão editorial, que pode ser:
a) Aceitar
b) Solicitar correções obrigatórias
c) Rejeitar
No caso de solicitação de correções obrigatórias, solicitamos que sejam realizadas as modificações sugeridas pelos avaliadores(as), e que todas as alterações efetuadas sejam destacadas em verde. O prazo para envio da versão revisada é de 20 (vinte) dias úteis, contados a partir desta data. Após a revisão do artigo conforme as orientações propostas, por favor, inserir a nova versão no sistema, a fim de darmos continuidade ao processo editorial.
Após o reenvio da versão corrigida, o editor responsável pela condução do processo avaliará se as modificações foram atendidas e deliberará pela aceitação ou rejeição final do manuscrito. Uma vez aprovado, o artigo será encaminhado para as etapas de normatização, revisão e diagramação.
A Quaestio: revista de estudos em educação adota, como padrão, o modelo de avaliação por pares duplo-cega, mas, em casos de submissões previamente divulgadas como preprints, o anonimato dos(as) autores(as) pode não ser viável. Nesses casos, a avaliação poderá ocorrer conforme uma das modalidades a seguir, definidas em comum acordo entre autores(as) e avaliadores(as):
- Avaliação por pares duplo-cega: autores(as) e pareceristas permanecem anônimos entre si;.
- Avaliação por pares simples-cega: a identidade dos(as) autores(as) é revelada, mas os(as) pareceristas permanecem anônimos(as).
- Avaliação por pares aberta: autores(as) e pareceristas conhecem mutuamente suas identidades.
Todos(as) os autores(as) recebem os pareceres detalhados, garantindo transparência no processo e oportunidade de aprimoramento da qualidade dos textos.
O prazo médio entre a submissão e a comunicação da decisão editorial varia de 1 (um) a 8 (oito) meses, e a publicação ocorre entre 6 (seis) a 10 (dez) meses após a submissão inicial.
Em reforço ao compromisso com a transparência e a integridade acadêmica, a Quaestio: revista de estudos em educação divulga os nomes dos(as) editores(as) de seção e de layout responsáveis por cada artigo publicado.
















