Ética na Publicação
A Quaestio: Revista de Estudos em Educação adota e promove os mais elevados padrões de ética em publicações científicas. Cabe aos(às) autores(as) assegurar o cumprimento rigoroso das diretrizes éticas aplicáveis durante o desenvolvimento de suas pesquisas e na submissão de manuscritos.
Exige-se que os trabalhos submetidos respeitem os princípios de integridade científica; informem, de forma transparente, todas as fontes de financiamento, como agências de fomento e apoio institucional; e apresentem comprovação de aprovação por comitês de ética em pesquisa, nos casos que envolvam seres humanos ou animais.
A responsabilidade pela observância das boas práticas éticas é integralmente dos(as) autores(as). As contribuições devem evidenciar clareza, honestidade e transparência, refletindo os valores da integridade científica.
Nossa política editorial é fundamentada nos seguintes princípios e diretrizes:
Códigos de Ética da SciELO: Seguimos o "Guia de Boas Práticas para o Fortalecimento da Ética na Publicação Científica", que estabelece padrões de ética e integridade para a publicação acadêmica.
Committee on Publication Ethics (COPE): Adotamos os “Princípios de Transparência e Boas Práticas em Publicações Acadêmicas”, recomendados pelo COPE, como parte integral de nossas práticas editoriais.
Directory of Open Access Journals (DOAJ): Alinhamos nossas políticas às diretrizes estabelecidas pelo DOAJ, promovendo a transparência e a ética em publicações de acesso aberto.
Open Access Scholarly Publishers Association (OASPA): Nossas práticas editoriais refletem os princípios defendidos pela OASPA, garantindo uma comunicação científica aberta e ética.
Para pesquisas realizadas em ambientes virtuais, referenciamos as diretrizes fornecidas pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP). Incentivamos pesquisadores de fora do Brasil a consultar documentos éticos equivalentes em seus respectivos países ou a entrarem em contato com a revista para orientações adicionais.
A política editorial da Quaestio: Revista de Estudos em Educação está fundamentada no compromisso com a pesquisa responsável e com práticas editoriais que respeitem os direitos humanos, os princípios éticos e a integridade acadêmica, promovendo um ambiente confiável e respeitável dentro da comunidade científica.
















