Efeitos de sentido sobre sexualidade e gênero nos discursos de crianças escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2019v21n3p745-766

Resumo

A escola (atingida por práticas e políticas públicas relacionadas à sexualidade e gênero) possui papel preponderante enquanto possível reprodutora de tradicionalismos de gênero na formação da subjetividade das crianças. A fim de compreender alguns dos efeitos de sentido sobre sexualidade e gênero presentes em um contexto escolar foi realizada uma pesquisa qualitativa com entrevistas semiestruturadas e desenhos com sete estudantes do 3o ao 5o ano do ensino fundamental, de ambos os sexos, de uma escola pública de Uberaba/MG. A análise foi realizada a partir do referencial teórico da Análise do Discurso de Michel Pêcheux, cujos principais resultados destacaram a predominância de aspectos tradicionais de gênero (distintos para homens e mulheres) formulados em contextos extraescolares, reflexos de aspectos sociohistóricos e ideológicos de dominação e desigualdade entre os gêneros que perpassam o contexto escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael De Tilio, UFTM

Possui graduação, mestrado e doutorado em Ciências, na área de Psicologia, pela USP. Desenvolve pesquisas referentes à área de violência, sexualidade, gênero e ideologia. É líder do HUBRIS - Laboratório de Estudos e Pesquisa em Sexualidade e Violência de Gênero (https://hubris-laboratorio-de-estudos-e-pesquisa.webnode.com/). Atualmente é Professor no Curso de Graduação e no Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFTM.

Maria Teresa de Assis Campos, UFTM

Mestre Psicologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Professora do Departamento de Ciência Coletiva da UFTM.

Publicado

09-12-2019

Como Citar

DE TILIO, Rafael; CAMPOS, Maria Teresa de Assis; NASCIMENTO, Luara Daisy. Efeitos de sentido sobre sexualidade e gênero nos discursos de crianças escolares. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 21, n. 3, 2019. DOI: 10.22483/2177-5796.2019v21n3p745-766. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3656. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Formação Humana e Educação: perspectivas contemporâneas