Pesquisa em Educação e formação pela pesquisa

nada é tão simples quanto quer parecer

Palavras-chave: Educação, Pesquisa, Formação.

Resumo

O artigo, de caráter ensaístico, examina as exigências da pesquisa em Educação e suas dimensões da formação pela pesquisa. Explora, especialmente, aspectos da pesquisa em educação que têm se mostrado particularmente afetados por uma tendência epistemológica subjetivista, presa ao empirismo, ao relativismo e ao pragmatismo. Destaca quatro aspectos fulcrais no desenvolvimento da pesquisa – o problema de pesquisa; seu corpo teórico; o estado da questão; e as decisões metodológicas –, identificando fragilidades e suas causas prováveis. Conclui reafirmando a necessidade de pesquisa orgânica, de caráter sistemático e integrado em oposição às perspectivas dispersivas fortemente enviesadas pelo senso comum.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Percival Leme Britto, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutor em Linguística. Atua na área de Educação e Linguagem, como professor, pesquisador e formador de professores, desenvolvendo pesquisas e realizando assessoria em vários níveis de ensino para diferentes instâncias administrativas e organizações sociais. É professor da Universidade Federal do Oeste do Pará, onde atua nos cursos de graduação de Pedagogia e Letras e nos programas de mestrado Profissionlizante em Letras - Profletras e de Pós-graduação em Educação, do qual é o atual coordenador.

Referências

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. Relevância e aplicabilidade da pesquisa em educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 113, p. 39-50, jul. 2001.

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. Usos e abusos dos estudos de caso. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 129, p. 637-651, set./dez. 2006.

ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: questões de teoria e de método. Educação e Tecnologia, Belo Horizonte, v. 10, n. 1, p. 29-35, jan./jun. 2005.

ANDRÉ, Marli. Questões sobre os fins e sobre os métodos de pesquisa em educação. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 1, n. 1, p. 119-131, set. 2007.

ANDRÉ, Marli; GATTI, Bernardete A. Métodos qualitativos de pesquisa em educação no Brasil: origens e evolução. In: PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO. Módulo VII. Pesquisa Qualitativa, parte II, 26 ago. 2014. Chapecó, SC: Universidade Federal da Fronteira Sul, 2014. Disponível em: https://www.uffs.edu.br/pastas-ocultas/bd/pro-reitoria-de-pesquisa-e-pos-graducao/repositorio-de-arquivos/arquivos-do-programa-de-formacao/modulo-vii-pesquisa-qualitativa-parte-ii. Acesso em: 7 fev. 2019.

BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

EZPELETA, Justa. Notas sobre pesquisa participante e construção teórica. Em Aberto, Brasília, v. 3, n. 20, p. 37-45, abr. 1984.

FERRARO, Alceu Ravanello. Quantidade e qualidade na pesquisa em educação, na perspectiva da dialética marxista. Pro-Posições, Campinas, v. 23, n. 1, p. 129-146, jan./abr. 2012.

GATTI, Bernardete A. A construção metodológica da pesquisa em educação – desafios. RBPAE, Porto Alegre, v. 28, n. 1, p. 13-34, jan./abr. 2012.

GOUVEIA, Aparecida Joly. A pesquisa educacional no Brasil. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 1, p. 1-48, jul. 1971.

HELLER, Agnes. Estrutura da vida cotidiana. In: HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. São Paulo: Paz e Terra, 1982. p. 17-41

HOUAISS, Antonio. Grande dicionário Houaiss da língua portuguesa on-line. Disponível em: https://houaiss.uol.com.br/pub/apps/www/v3-3/html/index.php#0. Acesso em: 7 fev. 2019.

MARTINS, Lígia Márcia. As aparências enganam: divergências entre o materialismo histórico dialético e as abordagens qualitativas em pesquisa. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED. Educação, Cultura e Conhecimento: desafios e compromissos, 29., 2006, Caxambu. Caxambu, Minas Gerais. Anais [...]. Caxambu. Caxambu, Minas Gerais, ANPEd, 2006. p.1-17.

MARCUSE, Hebert. A responsabilidade da ciência. Cientiæ Zudia, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 159-64, 2009.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo/Rio de Janeiro: Hucitec/ABRASCO, 1992.

MINAYO, Maria Cecília de Souza; GUERRIERO, Iara Coelho Zito. Reflexividade como éthos da pesquisa qualitativa. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 19, n. 4, p. 1103-1112, 2014.

NÓBREGA-THERRIEN, Sílvia Maria; THERRIEN, Jacques. O estado da questão: sua compreensão na construção de trabalhos científicos: reflexões teórico-metodológicas. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 15, n. 30, p. 5-16, jul./dez. 2004.

RIBEIRO, Renato Janine. Ética e direitos humanos. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 7, n. 12, p. 149-66, fev. 2003.

SÁNCHEZ GAMBOA, Silvio Ancisar Sánchez. Pesquisa qualitativa: superando tecnicismos e falsos dualismos. Contrapontos, Itajaí, n. 3, p. 393-405, set./dez. 2003.

SÁNCHEZ GAMBOA, Silvio Ancisar Sánchez. Práticas de pesquisa em educação no Brasil: lugares, dinâmicas e conflitos. Pesquisa em Educação Ambiental, São Carlos, v. 2, n. 1, p. 9-32, 2007.

SAVIANI, Dermeval. Contribuições da filosofia para a educação. Em Aberto, Brasília, v. 9, n. 45, p. 3-9, jan./mar. 1990.

SAVIANI, Dermeval. Perspectiva marxiana do problema subjetividade-intersubjetividade. In: DUARTE, Newton. (org.). Crítica ao fetichismo da individualidade. Campinas: Autores Associados, 2004. p. 21-52.

SILVA, Gildemarks Costa. Epistemologia e educação: o problema da noção de ciência aplicada da educação. Atos de pesquisa em Educação, Blumenau, v. 6, n. 2, p. 322-337, maio/ago. 2011.

TEIXEIRA, Anísio. Ciência e arte de educar. Educação e Ciências Sociais, Salvador, v. 2, n. 5, p. 5-22, ago. 1957. Disponível em: http://www.bvanisioteixeira.ufba.br/artigos/ciencia.html. Acesso em: 7 fev. 2019.

WARDE, Mirian. O papel da pesquisa na pós-graduação em educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 73, p. 67-75, maio 1990.

Publicado
2019-12-09
Como Citar
BRITTO, L. P. L. Pesquisa em Educação e formação pela pesquisa: nada é tão simples quanto quer parecer. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, v. 21, n. 3, p. 807-827, 9 dez. 2019.
Seção
Artigos de Demanda

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##