• FOCO E ESCOPO

Revista de Estudos Universitários - REU (ISSN 2177-5788) destina-se à publicação de trabalhos de pesquisadores vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu de diversas áreas do conhecimento, é uma publicação semestral, on line, Interdisciplinar, da Universidade de Sorocaba, avaliada como Qualis B2 em Ensino, B4 em Comunicação, Informação e Psicologia; B5 em História e Sociologia; C em Artes/Música e Letras/Linguística.  Utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

A revista conta com quatro seções:

- Artigos: relativos a tema previamente estabelecido, de autoria de docentes vinculados a programas de pós-gaduação strictu sensu ou de alunos desses programas em coautoria com orientadores;

- Resenhas: elaboradas por mestres e doutores, com apreciações e análises de livros publicados nos últimos dois anos, que guardam relação com o tema proposto;

- Entrevistas: com foco no tema estipulado;

- Dissertações e/ou Teses: resumos expandidos das produções de programas de pós-graduação strictu sensu, que estejam relacionados ao tema.

  •  PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES AS CEGAS

Os artigos recebidos serão avaliados em duas etapas:

a) Na primeira, o Editor examina a adequação do trabalho à linha editorial do periódico.

b) Na segunda, o trabalho é avaliado por, pelo menos, dois avaliadores.

O objetivo dessas avaliações é ajudar os autores a melhorarem a qualidade de seus trabalhos, fornecendo-lhes sugestões construtivas e em tempo razoável, preparadas por avaliadores experientes.

Os resultados das avaliações serão encaminhados aos autores do trabalho em um prazo estimado de até 30 dias.

  • POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

 Oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo.

  • ESTRUTURA EDITORIAL

a) Editor Geral: responsável pela gestão da revista, pela revisão preliminar e pelo encaminhamento dos trabalhos aos avaliadores.

b) Editor Adjunto: responsável pelo auxílio ao Editor Geral na avaliação preliminar e encaminhamento dos trabalhos aos avaliadores.

c) Conselho de Política Editorial: responsável pela definição da política editorial da revista, tais como: mudança de missão, escopo e foco, público-alvo, identidade visual, processo editorial e periodicidade. Pode auxiliar em consultas sobre revisões de admissão, na escolha de avaliadores e nas demais decisões relativas aos aspectos científicos do processo editorial da revista. Os membros são indicados pelo Editor Geral, devem possuir experiência em pesquisa, como autor e como avaliador, principalmente nas áreas de conhecimento foco da revista.

d) Avaliadores ad hoc: responsáveis pela avaliação dos artigos submetidos à revista. Os avaliadores são escolhidos pelo Editor Geral. Eles devem ser reconhecidos na comunidade acadêmica, distribuídos tanto em termos de suas áreas de atuação quanto geograficamente, abrangendo diferentes especialidades em regiões distintas do Brasil.

  •  DIREITOS AUTORAIS

Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores que, antecipadamente, cedem seus direitos autorais à Revista de Estudos Universitários da Universidade de Sorocaba. Caso o artigo reproduza documentos, imagens e/ou material legalmente protegido, caberá ao autor obter dos autores ou de seus herdeiros a liberação dos direitos de reprodução.

Os autores dos artigos, permitem a publicação parcial ou total de seus textos, desde que a fonte seja citada.

Indexadores