Educomunicação

um estudo sobre a prática nas salas de aula.

  • Monica Franchi Carniello
  • Hugo Análio da Mota Universidade de Taubaté

Resumo

Partindo da premissa da necessidade de um letramento midiático dos jovens, este trabalho teve por finalidade debater e identificar se há práticas pedagógicas desenvolvidas por professores do Ensino Fundamental II atuantes no município de Taubaté baseadas na educomunicação.  Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa quanto à abordagem, e a coleta de dados foi feita em campo por meio de aplicação de entrevistas os com professores do Ensino Fundamental II que lecionam no município de Taubaté. Os resultados identificaram que os professores abordam com os alunos a influência da mídia na sociedade, porém não há conhecimento sobre métodos pedagógicos baseados na educomunicação, uma vez que segundo os respondentes o assunto ainda é pouco abordado nas escolas para os profissionais de educação. Além disso, os resultados mostram que a integração entre a comunicação e a educação é cada vez mais necessária, uma vez que completam a formação dos indivíduos e capacitam para ações coletivas.

Publicado
Dez 6, 2017
Como Citar
CARNIELLO, Monica Franchi; DA MOTA, Hugo Análio. Educomunicação. REU - Revista de Estudos Universitários, [S.l.], v. 43, n. 2, p. 351-371, dez. 2017. ISSN 2177-5788. Disponível em: <http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/reu/article/view/3124>. Acesso em: 23 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.22484/2177-5788.2017v43n2p351-371.