Educomunicação

um estudo sobre a prática nas salas de aula.

Autores

  • Monica Franchi Carniello
  • Hugo Análio da Mota Universidade de Taubaté

DOI:

https://doi.org/10.22484/2177-5788.2017v43n2p351-371

Resumo

Partindo da premissa da necessidade de um letramento midiático dos jovens, este trabalho teve por finalidade debater e identificar se há práticas pedagógicas desenvolvidas por professores do Ensino Fundamental II atuantes no município de Taubaté baseadas na educomunicação.  Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa quanto à abordagem, e a coleta de dados foi feita em campo por meio de aplicação de entrevistas os com professores do Ensino Fundamental II que lecionam no município de Taubaté. Os resultados identificaram que os professores abordam com os alunos a influência da mídia na sociedade, porém não há conhecimento sobre métodos pedagógicos baseados na educomunicação, uma vez que segundo os respondentes o assunto ainda é pouco abordado nas escolas para os profissionais de educação. Além disso, os resultados mostram que a integração entre a comunicação e a educação é cada vez mais necessária, uma vez que completam a formação dos indivíduos e capacitam para ações coletivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monica Franchi Carniello

Graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1993), Especialista em Marketing pela University of California (1998), Mestre em Comunicação e Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2000), Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Pós-doutorado em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo (2010). Pós-doutorado pela Universidade do Minho – PT (2015). Professora Assistente Doutora da Universidade de Taubaté, com atuação no Programa de Mestrado em Planejamento e Desenvolvimento Regional, MBAs e no Departamento de Comunicação Social. Docente da Faculdade de Tecnologia de Pindamonhangaba (FATEC). Editora executiva da Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional.

Hugo Análio da Mota, Universidade de Taubaté

Graduando em Publicidade e Propaganda. Bolsista de Iniciação científica. 

Downloads

Publicado

06-12-2017

Como Citar

CARNIELLO, Monica Franchi; DA MOTA, Hugo Análio. Educomunicação: um estudo sobre a prática nas salas de aula. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 43, n. 2, 2017. DOI: 10.22484/2177-5788.2017v43n2p351-371. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/3124. Acesso em: 5 nov. 2024.