Identidade negra, relações étnico-raciais na diáspora e o filme Pantera Negra:

para uma discussão educacional

Palavras-chave: Identidade. Relações raciais. Diáspora africana. Lei 10.639/03. Cinema.

Resumo

Este texto tem por objetivo analisar o filme Pantera Negra em seus elementos de identidade negra, relações étnico-raciais e diáspora africana, como forma de subsidiar o trabalho com o mesmo em sala de aula. Parte-se do pressuposto de que Pantera Negra, produção estadunidense, pode ser útil para reflexões em sala de aula sobre raça, história dos afro-brasileiros e africanos e o racismo. Nas sociedades marcadas pela diáspora negra ou africana, conceito que se refere à imigração forçada de povos negros com escravizados que durou até o século XIX, permanecem semelhanças no modo como os negros são tratados pelo discurso hegemonicamente branco e as formas que encontram para valorizar sua identidade, história e cultura, principalmente nos centros urbanos. Após análise do filme, com foco no antagonista, de acordo com referenciais teóricos sobre raça, racismo, identidade e relações raciais, o texto propõe reflexões possíveis para a sala de aula, tendo em vista fatores como construção de identidade, educação das relações étnico-raciais e cinema.

Biografia do Autor

Wellington Oliveira dos Santos, Universidade Estadual de Goiás

Professor na Universidade Estadual de Goiás (UEG). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2017). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2012). Psicólogo pela Universidade Federal do Paraná (2009). Coordenação nos cursos de Extensão em Educação das Relações Étnico-Raciais oferecidos pelo NEAB-UFPR (2012). Professor de Psicologia da Educação; Educação e Relações Étnico-Raciais nos cursos de Extensão e Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais oferecidos pelo NEAB-UFPR. Participa da revisão dos livros de Educação a Distância (EaD) do curso de qualificação profissional em Educação das Relações Étnico-Raciais do NEAB-UFPR. Pesquisador do projeto Trajetória de Cotistas (UFMG/MEC). Pesquisador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade Federal do Paraná (NEAB-UFPR). Atuando principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais e combate ao racismo; Lei 10.639/03; psicologia e educação; educação das relações étnico-raciais, ações afirmativas, racismo, relações raciais e identidade, negro, mídia.

Publicado
2018-08-28
Como Citar
DOS SANTOS, W. Identidade negra, relações étnico-raciais na diáspora e o filme Pantera Negra:. REU - Revista de Estudos Universitários, v. 44, n. 1, p. 69-89, 28 ago. 2018.