Narrativas Míticas

as quatro funções do mito no filme A Vila

Palavras-chave: Narrativas, Mitos, Funções do Mito, Análise Fílmica, A Vila

Resumo

Este artigo aponta as possíveis relações entre a narrativa do filme estadunidense A Vila (2004, M. Night Shyamalan) e as narrativas míticas. Utilizando o método fenomenológico buscamos descrever situações que aparecem na produção cinematográfica e compará-las as quatro funções do mito (Mística ou Metafísica, Cosmológica, Sociológica e Psicológica ou Pedagógica) propostas por Joseph Campbell. Antes de nos debruçarmos especificamente nas possíveis analogias entre a narrativa do filme e as funções dos mitos buscamos contextualizar as narrativas míticas sob a ótica dos pensadores Mircea Eliade, Joseph Campbell, Carl Gustav Jung e Monica Martinez. As narrativas míticas são compreendidas, por esses autores, como verdades que por meio de metáforas podem explicar a realidade para o ser humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Heidemann, Universidade de Sorocaba

Licenciada em Filosofia e mestranda em Comunicação e Cultura pela Universidade de Sorocaba.

Monica Martinez, Universidade de Sorocaba

Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), pós-doutorado em Narrativas Digitais pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo. Docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba.

Publicado
2019-01-30
Como Citar
PAIVA, L.; HEIDEMANN, V.; MARTINEZ, M. Narrativas Míticas. REU - Revista de Estudos Universitários, v. 44, n. 2, p. 287-299, 30 jan. 2019.