Narrativas Míticas

as quatro funções do mito no filme A Vila

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2177-5788.2018v44n2p287-299

Resumo

Este artigo aponta as possíveis relações entre a narrativa do filme estadunidense A Vila (2004, M. Night Shyamalan) e as narrativas míticas. Utilizando o método fenomenológico buscamos descrever situações que aparecem na produção cinematográfica e compará-las as quatro funções do mito (Mística ou Metafísica, Cosmológica, Sociológica e Psicológica ou Pedagógica) propostas por Joseph Campbell. Antes de nos debruçarmos especificamente nas possíveis analogias entre a narrativa do filme e as funções dos mitos buscamos contextualizar as narrativas míticas sob a ótica dos pensadores Mircea Eliade, Joseph Campbell, Carl Gustav Jung e Monica Martinez. As narrativas míticas são compreendidas, por esses autores, como verdades que por meio de metáforas podem explicar a realidade para o ser humano.

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Biografia do Autor

Vanessa Heidemann, Universidade de Sorocaba

Licenciada em Filosofia e mestranda em Comunicação e Cultura pela Universidade de Sorocaba.

Monica Martinez, Universidade de Sorocaba

Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), pós-doutorado em Narrativas Digitais pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo. Docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba.

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Publicado

30-01-2019

Como Citar

PAIVA, Leila Piovesan Garcia; HEIDEMANN, Vanessa; MARTINEZ, Monica. Narrativas Míticas: as quatro funções do mito no filme A Vila. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 44, n. 2, 2019. DOI: 10.22484/2177-5788.2018v44n2p287-299. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/3373. Acesso em: 3 jul. 2024.