Estrelas Além do Tempo

debatendo gênero, raça e ciência em espaços educativos

Palavras-chave: Divulgação Científica. Educação. Cinema. Igualdade de Gênero. Raça.

Resumo

O presente artigo busca analisar as interfaces entre cinema e educação não-formal, investigando como o uso de filmes de temática científica podem mobilizar a geração de debates sobre questões como (des)igualdade de gênero, raça e ciência. Para tanto, foi realizada uma análise das atividades de divulgação científica desenvolvidas com adolescentes de um espaço educativo da zona leste de São Paulo, à luz do filme “Estrelas Além do Tempo” e a partir de referenciais de Análise do Discurso. Tais ações foram desenvolvidas no âmbito do grupo de intervenção E.M.M.A. (Estudos sobre as Mulheres e as Minorias na Arte-Ciência), parte do projeto de extensão universitária A.L.I.C.E. (Arte e Lúdico na Investigação da Ciência nos Espaços Educativos), realizado em parceria entre a USP, UNIFESP e IFSP.

 

[1] Este artigo se baseia em um trabalho apresentado no XII Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura - Cinema e produção audiovisual - da Universidade de Sorocaba.

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Publicado
2019-01-29
Como Citar
CRUZ, L.; GOMES, E. Estrelas Além do Tempo. REU - Revista de Estudos Universitários, v. 44, n. 2, p. 211-226, 29 jan. 2019.