O espírito do tempo das eras dos quadrinhos

batman e a relação transmídia de games, hq’s, filmes e animações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2177-5788.2019v45n1p193-206

Resumo

O presente artigo tem como intuito analisar a narrativa transmídia do personagem Batman nos jogos eletrônicos e verificar como ocorre o processo de transição entre as hq’s e games na cultura contemporânea. Para tal, será utilizado como objeto de análise a trilogia de Batman Arkham Asylum de 2009, Batman Arkham City de 2011 e Batman Arkham Knight de 2015, submetendo elementos estéticos e narrativos as teorias da Era dos Quadrinhos e do Espírito do Tempo, assim como as percepções sobre a cultura contemporânea e as estratégias comerciais da narrativa transmídia. Por fim, o artigo procura discorrer sobre como tal processo dualógico de influência têm renovado a importância do personagem na cultura contemporânea e também na captação de novos leitores que mantém Batman pertinente mesmo depois de oito décadas após sua criação.

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Publicado

06-08-2019

Como Citar

TOSI, Rafael Iwamoto. O espírito do tempo das eras dos quadrinhos: batman e a relação transmídia de games, hq’s, filmes e animações. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 45, n. 1, 2019. DOI: 10.22484/2177-5788.2019v45n1p193-206. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/3569. Acesso em: 18 abr. 2024.