O espírito do tempo das eras dos quadrinhos

batman e a relação transmídia de games, hq’s, filmes e animações

Palavras-chave: Transmídia., Espírito do Tempo, Cultura Contemporânea, Histórias em Quadrinho, Batman

Resumo

O presente artigo tem como intuito analisar a narrativa transmídia do personagem Batman nos jogos eletrônicos e verificar como ocorre o processo de transição entre as hq’s e games na cultura contemporânea. Para tal, será utilizado como objeto de análise a trilogia de Batman Arkham Asylum de 2009, Batman Arkham City de 2011 e Batman Arkham Knight de 2015, submetendo elementos estéticos e narrativos as teorias da Era dos Quadrinhos e do Espírito do Tempo, assim como as percepções sobre a cultura contemporânea e as estratégias comerciais da narrativa transmídia. Por fim, o artigo procura discorrer sobre como tal processo dualógico de influência têm renovado a importância do personagem na cultura contemporânea e também na captação de novos leitores que mantém Batman pertinente mesmo depois de oito décadas após sua criação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

EISNER, Will. Narrativas gráficas. São Paulo: Devir, 2005.

GEE, James Paul. What video games have to teach us about learning and literacy. Washington: Palgrave MacMillan, 2004.

JAMESON, Frederic. Sobre los Estudios Culturales. In: Estudios Culturales: reflexiones sobre el multiculturalismo. Barcelona: Paidós, 1998.

JENKINS, Henry. A cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2006.

HERMAN, Leonard. Phoenix: the fall and rise of videogames. Arizona: Rolenta Press, 2001.

MCCLOUD, Scott. Desvendando os quadrinhos: história, criação, desenho, animação e roteiro. São Paulo: Makron Books, 1995.

MORIN, Edgard. Cultura de massas no século XX: o espírito do tempo I – neurose. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.

MOYA, Alvaro. A história da história em quadrinhos. Rio Grande do Sul: LP&M Pocket, 1986.

RAMPLEY, Matthew. Exploring visual culture: definitions, concepts and contexts. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2005.

Publicado
2019-08-06
Como Citar
TOSI, R. O espírito do tempo das eras dos quadrinhos. REU - Revista de Estudos Universitários, v. 45, n. 1, p. 193-206, 6 ago. 2019.