Corridas de rua e vínculos com a cidade

consumo de lazer e turismo espetacularizados

Palavras-chave: Corridas de rua, Turismo, Sociedade do espetáculo, Relações de consumo

Resumo

Este artigo pretende compreender a relação do corredor de rua com a cidade, seja como atividade de lazer, seja como atividade turística. No centro desta relação, encontram-se os eventos de pedestrianismo, verdadeiros elementos impulsionadores das diversas práticas de consumo que, por meio do espetáculo, estabelecem novas formas de relacionamento do consumidor com o espaço urbano. Para além das relações de consumo que se estabelecem por meio das competições, são discutidos os papeis da atividade esportiva e de lazer na construção de espaços urbanos e relações sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ethel Shiraishi Pereira, Faculdade Cásper Líbero

Ethel Shiraishi Pereira é Relações Públicas, Pós-Graduada em Administração e Organização de Eventos pelo SENAC, Mestre em Comunicação e Mercado pela Faculdade Cásper Líbero. Iniciou sua carreira no setor automobilístico e, desde então, presta serviços para importantes empresas e entidades de classe. Atualmente é professora de Relações Públicas e membro do Grupo de Pesquisa no CNPQ Comunicação na Sociedade do Espetáculo da Cásper Líbero. Também atua como docente do MBA e Aperfeiçoamento em Eventos e Gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi e do Curso de Marketing Político e Propaganda Eleitoral da ECA-USP.

 

Referências

AUGUSTI, Marcelo; AGUIAR, Carmen Maria. Corrida de rua e sociabilidade. Efdeportes.com., Buenos Aires, v. 16, n. 159, ago. 2011. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd159/corrida-de-rua-e-sociabilidade.htm. Acesso em: 03 jul. 2018.

DALLARI, Martha Maria. Corrida de rua: um fenômeno sociocultural contemporâneo. 2009. 130f. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

DELLOITE. Muito além do futebol: estudo sobre o esporte no Brasil. 2011. Disponível em: https://fbf.org.br/ckfinder/userfiles/pdf/Pesquisa_Esportes_Deloitte_2011_-_Apresentacao_completa.pdf. Acesso em: 03 jul. 2018.

FEDERAÇÃO PAULISTA DE ATLETISMO. Disponível em: http://www.atletismofpa.org.br. Acesso em: 04 out. 2018

IGUANA SPORTS. 2018. Disponível em: https://iguanasports.com.br/. Acesso em: 04 out. 2018

KLEIN, Marco Aurélio. Entretenimento, esporte e o Santo Graal. In: COBRA, Marcos (org.) Marketing do entretenimento. São Paulo: Senac, 2008. p. 191-222.

NORTE MARKETING ESPORTIVO. 2018. Disponível em: http://www.nortemkt.com/. Acesso em: 04 out. 2018

PINHEIRO, M. Dias estranhos: publicidade e espetáculo. E-Compós, Brasília, v. 12, n. 3, 2009. https://doi.org/10.30962/ec.412

ROLNIK, Raquel. O lazer humaniza o espaço urbano. [s.d.]. Disponível em: https://raquelrolnik.files.wordpress.com/2009/08/lazerhumanizaespacourbano.pdf. Acesso em: 05 jul. 2019.

SANTOS, Mikael Corrêa; MARQUES, José Carlos. Corrida de rua e representação social: análise da campanha publicitária “It’s Runderful” da Mizuno. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO - INTERCOM, 39., 2016, São Paulo. São Paulo: Intercom, 2016. Anais... Disponível em: http://portalintercom.org.br/anais/nacional2016. Acesso em: 03 jun. 2018.

SASVASTANO, Martha. O produto de entretenimento. In: COBRA, Marcos (org.) Marketing do entretenimento. São Paulo: Senac, 2008. p. 47-60.

SOARES, Luís Severo. O fio de Ariadne e o desatar dos nós do turismo urbano. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri, VOLOCHKO, Danilo, ALVAREZ, Isabel Pinto (Orgs.) A cidade como negócio. São Paulo: Contexto, 2015. p. 227-245.

VAINER, Carlos B. Pátria, empresa e mercadoria: notas sobre a estratégia discursiva do planejamento estratégico urbano. In: CARLOS, Otília A. Arantes; VAINER, Carlos; MARICATO, Ermínia (orgs.). A cidade do pensamento único: desmanchando consensos. Petrópolis: Vozes, 2000.

YESCOM ENTRETENIMENTO ESPORTE COMUNICAÇÃO. Disponível em: http://www.yescom.com.br. Acesso em: 04 out. 2018.

Publicado
2019-08-06
Como Citar
PEREIRA, E.; NOVAES PINTO COELHO, C. Corridas de rua e vínculos com a cidade. REU - Revista de Estudos Universitários, v. 45, n. 1, p. 09-21, 6 ago. 2019.