City Marketing, Aspectos Culturais e Relações Simbólicas na Construção da Imagem-Marca de Cidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2177-5788.2019v45n2p359-371

Resumo

As cidades nunca cresceram tanto como hoje, através de uma esfera cultural, num processo que modifica os próprios conceitos de cultura e de cidade, unindo, desse modo, como até então não acontecera, a economia política da cultura e a economia política do lugar. O city marketing é uma ferramenta poderosa de difusão de discurso, já que o marketing urbano permite identificar as estreitas relações entre os campos de cultura, da comunicação e da política, que nela atuam para tornar hegemônicas determinadas leituras do espaço. O presente estudo tem por objetivo entender o conceito de city marketing,compreender o uso desta ferramenta para a manutenção da marca das cidades, e também, objetiva contribuir para a construção de conhecimento acerca da importância e do papel da cultura no processo de gestão da imagem e da construção simbólica da identidade das cidades e da promoção delas. A pesquisa caracteriza-se como sendo exploratória e a pesquisa bibliográfica será o método utilizado para seu desenvolvimento.

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Biografia do Autor

Francine da Silva Pujol, Universidade Federal do Pampa

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Comunicação e Indústria Criativa da Universidade Federal do Pampa - Campus São Borja/RS. Especialista em Moda, Criatividade e Inovação pela Faculdade de Tecnologia SENAC (Porto Alegre/RS), bacharel em Design de Moda e Tecnologia pela Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS) e em Administração pela Anhanguera Uniderp (Polo Novo Hamburgo/RS). Tem experiência na área de Moda, produção de conteúdo e comunicação especializada. Atua há mais de 15 anos na área da Comunicação. Já fez parte de equipe editorial de revistas e jornais de abrangência nacional e internacional.

Renata Patricia Corrêa Coutinho, Universidade Federal do Pampa

Publicitária, graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, com especialização lato sensu em Marketing, Comunicação e Propaganda. Mestre em Comunicação e doutora em Letras com tese defendida na área de concentração em Estudos Linguísticos: Análise de Discurso. Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa, onde atua na graduação, no Curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e na pós-graduação, na Especialização em Atividades Criativas e Culturais e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa. Integrante do Grupo de Pesquisa Processos e Práticas em Atividades Criativas e Culturais (GPAC - Unipampa/CNPq). 

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Publicado

12-12-2019

Como Citar

PUJOL, Francine da Silva; CORRÊA COUTINHO, Renata Patricia. City Marketing, Aspectos Culturais e Relações Simbólicas na Construção da Imagem-Marca de Cidades. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 45, n. 2, 2019. DOI: 10.22484/2177-5788.2019v45n2p359-371. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/3762. Acesso em: 28 mar. 2024.