Educação em direitos humanos, drogas e redução de danos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2177-5788.2020v46n2p425-446

Palavras-chave:

Direitos humanos, Drogas, Redução de danos

Resumo

Essa pesquisa-ação buscou compreender a visão de adolescentes da periferia de Curitiba sobre a violência e o uso abusivo de álcool e outras drogas por meio de uma abordagem de educação em direitos humanos. O objetivo foi conhecer como a juventude exposta a um cotidiano de violência e drogadição vivencia e se expressa nessa realidade. Além disso, procurou-se avaliar se a educação em direitos humanos pode ser uma estratégia de redução dos danos sociais e psíquicos para adolescentes em territórios vulneráveis. Para isso, realizaram-se seis abordagens com os jovens e trabalharam-se temas relacionados a direitos humanos, drogas e violência. Como resultado constatou-se que a vulnerabilidade social atua como fator de angústia e sofrimento, principalmente sob o aspecto do racismo, e esse contexto potencializa os riscos para o uso problemático de álcool e outras drogas.

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Publicado

17-12-2020

Como Citar

ALVARENGA, Rodrigo; SOARES, Gabrielle Martignago. Educação em direitos humanos, drogas e redução de danos. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 46, n. 2, p. 425–446, 2020. DOI: 10.22484/2177-5788.2020v46n2p425-446. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/3989. Acesso em: 29 mar. 2024.

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