Mapeando a produção sobre permanência estudantil

categorias em articulação e estratégias de permanência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2177-5788.2020v46n2p385-407

Palavras-chave:

Permanência estudantil, Estratégias de permanência, Categorias em articulação

Resumo

Este artigo busca mapear a produção bibliográfica sobre permanência estudantil por meio de pesquisa bibliográfica exploratória e aprofundar conceitualmente o que se entende por estratégias de permanência estudantil. São apresentados alguns dados descritivos sobre esta produção: ano de produção, tipos de trabalho (teses, dissertações ou artigos), distribuição geográfica, programas de pós-graduação e abordagens metodológicas. Discute-se a construção histórica desta área de estudos vinculada à discussão sobre classe social, bem como as análises mais recentes das relações entre classe e outras categorias, destacando os trabalhos que realizam esta articulação (a exemplo de raça/etnia, gênero, sexualidade, deficiência, nacionalidade). Por fim, discute-se, dentre o corpus analisado, os trabalhos que utilizam o termo “estratégias de permanência”, com vistas a sistematizar este conceito nesta área de estudos.

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Publicado

17-12-2020

Como Citar

MENDES, Maíra Tavares. Mapeando a produção sobre permanência estudantil: categorias em articulação e estratégias de permanência. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 46, n. 2, p. 385–407, 2020. DOI: 10.22484/2177-5788.2020v46n2p385-407. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/4040. Acesso em: 20 dez. 2024.