Mapeando a produção sobre permanência estudantil
categorias em articulação e estratégias de permanência
DOI:
https://doi.org/10.22484/2177-5788.2020v46n2p385-407Palavras-chave:
Permanência estudantil, Estratégias de permanência, Categorias em articulaçãoResumo
Este artigo busca mapear a produção bibliográfica sobre permanência estudantil por meio de pesquisa bibliográfica exploratória e aprofundar conceitualmente o que se entende por estratégias de permanência estudantil. São apresentados alguns dados descritivos sobre esta produção: ano de produção, tipos de trabalho (teses, dissertações ou artigos), distribuição geográfica, programas de pós-graduação e abordagens metodológicas. Discute-se a construção histórica desta área de estudos vinculada à discussão sobre classe social, bem como as análises mais recentes das relações entre classe e outras categorias, destacando os trabalhos que realizam esta articulação (a exemplo de raça/etnia, gênero, sexualidade, deficiência, nacionalidade). Por fim, discute-se, dentre o corpus analisado, os trabalhos que utilizam o termo “estratégias de permanência”, com vistas a sistematizar este conceito nesta área de estudos.
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