A metodologia de resolução de problemas no ensino de geometria e cartografia nos anos iniciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2177-5788.2021v47n1p157-175

Palavras-chave:

Geometria, Cartografia, Resolução de problemas

Resumo

Este artigo teve por objetivo investigar o uso da metodologia da resolução de problemas para o ensino de cartografia e geometria. Trata-se de uma pesquisa experimental que integra os conhecimentos de geometria e cartografia a fim de desenvolver o pensamento espacial nos estudantes, baseando-se nos objetos de conhecimentos da BNCC, e autores que estudam esta temática. Os resultados apontam que a metodologia permitiu aos estudantes, o desenvolvimento do pensamento espacial de modo crítico e contextualizado com sua realidade. Verificou-se que o ensino integrando os conteúdos de matemática e geografia, facilitou o aprendizado e pode apresentar resultados positivos quando há articulação entre as componentes curriculares.

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Biografia do Autor

Jocilene Pupo Ribeiro, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática.

Rafael Arruda Nocêra, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestre em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza.

Alcione José Alves Bueno, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutorando em Ensino de Ciência e Tecnologia.

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Publicado

04-08-2021

Como Citar

RIBEIRO, Jocilene Pupo; NOCÊRA, Rafael Arruda; BUENO, Alcione José Alves. A metodologia de resolução de problemas no ensino de geometria e cartografia nos anos iniciais. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 47, n. 1, p. 157–175, 2021. DOI: 10.22484/2177-5788.2021v47n1p157-175. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/4515. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres