A metodologia de resolução de problemas no ensino de geometria e cartografia nos anos iniciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2177-5788.2021v47n1p157-175

Palavras-chave:

Geometria, Cartografia, Resolução de problemas

Resumo

Este artigo teve por objetivo investigar o uso da metodologia da resolução de problemas para o ensino de cartografia e geometria. Trata-se de uma pesquisa experimental que integra os conhecimentos de geometria e cartografia a fim de desenvolver o pensamento espacial nos estudantes, baseando-se nos objetos de conhecimentos da BNCC, e autores que estudam esta temática. Os resultados apontam que a metodologia permitiu aos estudantes, o desenvolvimento do pensamento espacial de modo crítico e contextualizado com sua realidade. Verificou-se que o ensino integrando os conteúdos de matemática e geografia, facilitou o aprendizado e pode apresentar resultados positivos quando há articulação entre as componentes curriculares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jocilene Pupo Ribeiro, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática.

Rafael Arruda Nocêra, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestre em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza.

Alcione José Alves Bueno, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutorando em Ensino de Ciência e Tecnologia.

Referências

BRASIL. MEC. Secretaria de Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília: MEC/SEB, 2017.

CHARNAY, Roland. Didática da matemática: reflexões pedagógicas. In: Aprendendo (com) a resolução de problemas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. p. 48-72.

DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michele; SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim et al. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 41-70.

FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sergio. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2009.

GAUTHIER, Clermont et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Rio Grande do Sul: Unijui, 2013.

HONDA, Adriane M. C. Matemática e geografia: uma interdisciplinaridade. 2013. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2013. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/fevereiro2016/matematica_dissertacoes/dissertacao_adriana_marise_colombera_honda.pdf. Acesso em: 27 fev. 2021.

LORENZATO, Sergio. Por que não ensinar Geometria? A Educação Matemática em Revista, Florianópolis, SC, SBEM, v. 4, p. 3-13, 1995.

MARIANI, Mateus. Cartografia e investigação matemática: possibilidades para uma intervenção Pedagógica com alunos do 9º ano do ensino fundamental. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) - Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES, 2018. Disponível em: https://www.univates.br/bdu/bitstream/10737/2189/1/2017MateusMariani.pdf. Acesso em: 27 fev. 2021.

MARIANI, Mateus; QUARTIERI, Marli T. Atividades de investigação matemática por meio da cartografia com alunos de 9º ano do ensino fundamental. In: MOSTRA DO MESTRADO EM ENSINO EM CIÊNCIAS EXATAS, 9, 10, 2016, Lajeado, RS, 2016. Anais [...]. Lajeado, RS, 2016. p. 14-15. Disponível em: https://www.univates.br/editora-univates/media/publicacoes/70/pdf_70.pdf. Acesso em: 27 fev. 2021.

MEDEIROS, Kátia M. O contrato didático e a resolução de problemas matemáticos em sala de aula. Educação Matemática em Revista, Brasília, n. 9, 2000. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/setembro2012/matematica_artigos/artigo_medeiros.pdf. Acesso em: 27 fev. 2021.

MORIN, Edgard. Introdução do pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2006.

ONUCHIC, Lourdes R. Ensino-aprendizagem de Matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, M. A. Viggiani (org.). Pesquisa em educação matemática: concepções e perspectiva. São Paulo: Editora UNESP, 1999.

PAIVA, Jussara P. A. A.; RÊGO, Rogeria G. do. Tópicos especiais em matemática III. In: MONTE, Edmundo Marinho do (org.). Licenciatura em matemática a distância. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2010. v. 6, p. 119-172.

PASSINI, Elza Y. Alfabetização cartográfica e o livro didático: uma análise crítica. Belo Horizonte: Lê, 1994.

PASSOS, Carmen L. B. Representações, interpretações e prática pedagógica: a geometria na sala de aula. 2000. 348 p. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253367. Acesso em: 27 fev. 2021.

PONTUSCHKA, Nídia N.; PAGANELLI, Tomoko I.; CACETE, Núria H. Para ensinar e aprender geografia. São Paulo: Cortez, 2007.

ROCHA, Maria L. P C. Matemática e cartografia: como a cartografia pode contribuir no processo de ensino – aprendizagem da matemática? 2004. 109p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2004. Disponível em: https://portal.ufpa.br/npadc/gemm/documentos/docs/dml.pdf. Acesso em: 27 fev. 2021.

ROCHA, Maria L.; MENDES, M. J. A história da matemática e as projeções cartográficas: investigando conteúdos matemáticos através da dimensão das representações da superfície da terra. In SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, 2013, Campinas. Anais [...]. Campinas: UNICAMP, 2010. p. 1-7. Disponível em: https://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/anais-snhm. Acesso em: 12 fev. 2021.

TOZETTO, Susana S. Trabalho docente: saberes e práticas. Curitiba: CRV, 2010.

ZUFFY, Edna M.; ONUCHIC, Lourdes R. O Ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas e os processos cognitivos superiores. Revista Iberoamericana de Educación Matemática, São Paulo, n. 11, p. 69-97, set. 2007. Disponível em: http://funes.uniandes.edu.co/14739/. Acesso em: 27 fev. 2021.

Downloads

Publicado

04-08-2021

Como Citar

RIBEIRO, Jocilene Pupo; NOCÊRA, Rafael Arruda; BUENO, Alcione José Alves. A metodologia de resolução de problemas no ensino de geometria e cartografia nos anos iniciais. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 47, n. 1, p. 157–175, 2021. DOI: 10.22484/2177-5788.2021v47n1p157-175. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/4515. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres