Religião e mídia
um ensaio sobre as (trans)formações do sagrado midiatizado
DOI:
https://doi.org/10.22484/2177-5788.2021v47n2p299-318Palavras-chave:
Religião, Mídia, Ciber-religiãoResumo
Muito se tem estudado sobre como migração da religião para o ambiente midiático transformou a relação do fiel com as práticas religiosas sacralizadas. No entanto, pouco se discute a natureza desse sagrado emergente no espaço midiático. Este ensaio propõe uma reflexão teórica com o objetivo de investigar as mutações de natureza substancial ocorridas nas práticas religiosas midiatizadas que possibilitaram a migração do sagrado das religiões tradicionais para as religiões midiáticas. Por meio de pesquisa bibliográfica recorremos a teóricos da religião e da mídia para investigar o fenômeno por esta perspectiva. Concluímos que houve um processo de sublimação que transformou o sagrado sólido e consistente das religiões não midiáticas em um sagrado gasoso que se dissemina nas capilaridades eólicas da comunicação.
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