Alternância como princípio e forma de organização do trabalho pedagógico no Curso de Licenciatura em Educação do Campo
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n2p403-422Palavras-chave:
Educação do campo, Ensino superior, Formação de professores.Resumo
Este texto analisa desafios e perspectivas da Pedagogia da Alternância desenvolvida no Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC), da Universidade Federal do Piauí, e sugere ações que materializem as proposições do Projeto Pedagógico do Curso (PPC). O artigo é um esforço teórico de análise da experiência desenvolvida, fundamentado nos referenciais da Educação do Campo. Os resultados do estudo apontam para uma dicotomia, na LEdoC, entre os dois tempos formativos que constituem a Pedagogia da Alternância: Tempo Universidade e Tempo Comunidade, apesar de haver possibilidades efetivas de inserção dos estudantes na sua realidade social, no entanto, esta inserção está ligada exclusivamente às atividades do Tempo Comunidade, sem uma integração deste com os estudos realizados no Tempo Universidade. Conclui-se que é necessária a reestruturação da proposta de Alternância do Curso, numa perspectiva integrativa, de forma a viabilizar práticas educativas que fortaleçam os princípios, conceitos e metodologias da Educação do Campo.
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