Gramsci, a academia e o papel do intelectual orgânico
Resumo
À universidade, cabe sempre as palavras de Marx (s/d, 208): "os homens são produto das circunstâncias e da educação e, portanto, homens modificados são produto de circunstâncias diferentes e de educação modificada; esquece-se que as circunstâncias são modificadas precisamente pelos homens e que o próprio educador precisa ser educado". A práxis, enquanto ação ética e política de persuasão e influência que homens exercem sobre si, está enraizada na atividade acadêmica, de modo que os acadêmicos circunscrevem-se na superestrutura, no campo da luta política. Dentro dessa perspectiva, o pensamento de Gramsci é fundamental para compreender o papel do intelectual. Inicialmente, destaque-se que ele amplia a concepção de Estado do marxismo "clássico", mostrando que a luta política nas sociedades atuais se dá menos contra o Estado que no Estado, o qual se apresenta como instância mediadora de interesses de classes, em vez de mero representante da classe dominante.Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .
















