Pensamento, cinema e estética do tempo

Authors

  • Ana Carolina Acom
  • Sandra Mara Corazza

Abstract

Este artigo propõe uma investigação na teoria cinematográfica de Gilles Deleuze, a partir da questão filosófica que move todo sua obra: “o que é pensar?”, “como pensar o pensamento?”, e “como descrever sua inventividade?”. O problema que Deleuze tratará como: “imagem do pensamento”. Se o conceito de imagem se transforma ao longo de sua filosofia, Deleuze terá na Arte, a possibilidade real do pensamento como criação. Deste ponto, o pensamento se fará imagem, de um modo decisivo, até o final de sua obra. Assim, esta pesquisa apresenta como o cinema é intercessor para a filosofia deleuziana, apresentando a imagem cinematográfica como forma de pensamento, e a máxima de que “o cinema pensa”.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2016-09-20

How to Cite

ACOM, Ana Carolina; CORAZZA, Sandra Mara. Pensamento, cinema e estética do tempo. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 18, n. 2, 2016. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/2690. Acesso em: 3 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê - Imagem e Educação