O Ensino elementar na Província do Paraná: a instrução para todos no discurso e na prática (1853-1870)

Autores/as

  • Aricle Vechia

Resumen

Com a emancipação política da Província de São Paulo, o Paraná necessitava firmar-se como uma unidade política e administrativamente autônoma diante das demais províncias. O primeiro Presidente da Província Zacarias de Góes e Vasconcellos, adotou a Educação como meta prioritária de seu governo, com vistas à emancipação econômica, social e cultural do povo. O estudo apresenta as discussões acerca do tema que nortearam o pensamento das lideranças política e intelectual paranaense, bem como as ações realizadas; toma como fonte os relatórios de presidentes da Província e dos Inspetores Gerais da Instrução Pública, a correspondência de governo e a imprensa periódica curitibana das duas primeiras décadas do período provincial paranaense.

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Biografía del autor/a

Aricle Vechia

Historiadora, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Docente da Universidade Federal do Paraná e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Tuiuti do Paraná. Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação.

Cómo citar

VECHIA, Aricle. O Ensino elementar na Província do Paraná: a instrução para todos no discurso e na prática (1853-1870). Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 5, n. 2, 2003. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/1360. Acesso em: 16 jul. 2024.

Número

Sección

Estudos