Aiming as raias between Portugal and Spain

a dialogue on continuous teacher education in contexts of cultural and language diversity

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n2p423-438

Palabras clave:

Formación continua de profesores, Aprendizaje docente y desarrollo profesional, Diversidad cultural y lingüística.

Resumen

El artículo tiene como objetivo un diálogo sobre la formación continua de profesores, desde una perspectiva de investigación-acción-formación, en contextos de diversidad cultural y lingüística. En un primer momento se interrelacionan los conceptos que subyacen a la reflexión pretendida para afirmar la posición epistemológica de los autores argumentando a favor de procesos formativos dialógicos y colaborativos, liderados por docentes, centrados en la (trans)formación y desarrollo profesional, situados en el locus de la profesión y entrelazados en la práctica profesional. Una vez establecido el escenario teórico, se presenta una propuesta de formación continua que será vivenciada por profesores en escuelas fronterizas, en las rayas entre Portugal y España, donde la diversidad cultural y lingüística es el núcleo de las acciones educativas. El diálogo sitúa y pone en evidencia el carácter histórico-social de la formación docente e ilumina las subjetividades que entrelazan el conocimiento y las acciones de los docentes en la constitución de una ecología del conocimiento que subyace en su praxis pedagógica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Márcia Alexandra Leardine , Universidade de Aveiro

Doutoranda em Educação e Psicologia pela Universidade de Aveiro; Mestre em Educação - Formação de Professores pela Universidade Estadual de Campinas, através do GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade São Francisco, pós graduação em Educação e Psicopedagogia, pela Universidade Pontifícia Universidade Católica de Campinas e especialização em Neurociência, Instituto Saber. 

Maria Helena Araújo e Sá, Universidade de Aveiro

Professora Catedrática do Departamento de Educação e Psicologia (DEP) da Universidade de Aveiro (Portugal), onde lecciona e orienta alunos de mestrado, doutoramento e pós-doutoramento na área da Formação de Professores de Línguas. Obteve o doutoramento em Didática em 1994 na Universidade de Aveiro (UA). É Coordenadora do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores - CIDTFF (desde 2016) e Diretora do Programa de Doutoramento em Educação da UA (desde 2014). É também membro fundador do Laboratório Aberto de Aprendizagem de Línguas Estrangeiras (LALE), co-coordenado até 2019.

Andrea Alves Ulhôa, Universidade de Aveiro

Licenciada em Pedagogia (PUC GO/Brasil) e Mestre em Educação, percurso Formação de Professores e Organização Escolar (UFMT/Brasil); Especialista em Metodologia do Ensino Superior (UFG/Brasil) e em Formação de Professores (PUC GO/Brasil). Doutoranda em Educação pela Universidade de Aveiro, no percurso Didática e Desenvolvimento Curricular. Atua como docente no ensino superior, em cursos de formação inicial de professores e como coordenadora na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal/Brasil, no acompanhamento pedagógico às unidades educacionais e na formação contínua de professores da rede pública de ensino.

Citas

ALARCÃO, I.; CANHA, B. Supervisão e colaboração: uma relação para o desenvolvimento. Porto: Porto Editora, 2013.

BEAUMONT, S.; MOORE, D. Plurilinguisme et formation des enseignants de l’éducation nationale en Amérique du Nord. Une recherche-action-formation pour le développement d’outils et pratiques innovantes . Recherches et Application, França, n. 67, p. 30-40, 2020. Disponível em: https://sites.google.com/view/aefe-plurilinguisme/. Acesso em: 23 maio 2021.

CIAMPA, A. C. A estória do Severino e a história da Severina. Um ensaio de Psicologia Social. São Paulo: Brasiliense,1983.

CONTRERAS, J. A autonomia de professores. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

COWAN, J. On becoming na innovative university teacher reflection in action. Reino Unido: McGraw-Hill Education, 2006.

DEWEY, J. Experiência e educação. Petrópolis: Vozes, 2010.

DEWEY, J. Como pensamos: como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo (uma reexposição). 4. ed. São Paulo: Ed. Nacional, 1979.

DUBAR, C. A crise das identidades: a interpretação de uma mutação. Porto, Portugal: Edições Afrontamentos, 2006.

EBIF. Projeto Escolas Bilíngues e Interculturais de Fronteira (EBIF) “A Raia”. Programa da OEI, 2021. Disponível em: https://oei.int/pt/escritorios/secretaria-geral/programa-ibero-americano-de-difusao-da-lingua-portuguesa/o-programa. Acesso em: 5 jun. 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 13. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

GIROUX, H. A escola crítica e a política cultural. São Paulo: Ed. Cortez, 1997.

NIZA, Sérgio. Escritos sobre educação. Lisboa: Tinta-da-China, 2012.

NÓVOA, A. Os professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, p. 1-15, 2019a. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/DfM3JL685vPJryp4BSqyPZt/?lang=pt. Acesso em: 4 maio 2021.

NÓVOA, A. Entre a formação e a profissão: ensaio sobre o modo como nos tornamos professores. Currículo sem Fronteiras, São Paulo, v. 19, n. 1, p. 198-208, 2019b. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol19iss1articles/novoa.pdf. Acesso em: 7 maio 2021.

NÓVOA, A. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, out./dez. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/WYkPDBFzMzrvnbsbYjmvCbd/?lang=pt. Acesso em: 5 maio 2021

NÓVOA, A.; VIEIRA, P. Um alfabeto da formação de professores (A teacher education alphabet). Crítica Educativa, Sorocaba, v. 3, n. 2, p. 21-49, 2017. Disponível em: https://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/217. Acesso em: 5 fev. 2021.

NÓVOA, A. O regresso dos professores. Pinhais: Ed. Melo, 2011. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/687/1/21238_rp_antonio_novoa.pdf. Acesso em: 12 maio 2021.

NÓVOA, A. Para una formación de profesores construida dentro de la profesión. Revista de Educación, Madri, n. 350, p. 203-218, set./dez. 2009a. Disponível em: http://www.revistaeducacion.educacion.es/re350/re350_09.pdf. Acesso em: 12 fev. 2021.

NÓVOA, A. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. In: NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009b. p. 25-46.

PRADO, G. V. T.; PROENÇA, H. Práticas de formação profissional na escola: desafios na atuação da coordenadora pedagógica em parceria com os professores. Educação Unisinos, Rio Grande do Sul. v. 22, n. 2, p. 175-184, abr./jun. 2018. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2018.222.07/60746210. Acesso em: 18 abr. 2021.

ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas. 13. ed. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1979.

SÄ, M. H. A. e; BARIO, M. M del.; MARTINS, V. F. Projeto Escolas Bilíngues e Interculturais de Fronteira (EBIF) “A Raia”. Programa da OEI. 2021. Disponível em: https://docplayer.com.br/213508895-Intercomprension-plurilinguismo-e-interculturalidad-en-la-frontera-hispano-portuguesa.html. Acesso em: 2 jun. 2021

SADALLA, A. M. F. de A.; SÁ-CHAVES, I. da S. C. Constituição da reflexividade docente: indícios de desenvolvimento profissional coletivo. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, v. 9, n. 2, p. 189-203, 2008. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/826. Acesso em: 5 jun. 2021.

SCHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SCHÖN, D. A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (coord.). Os professores e a sua formação. 2. ed. Lisboa, Portugal: Publicações Dom Quixote Ltda, 1995. p. 77- 91.

STENHOUSE, L. La investigación como base de la enseñanza. 3. ed. Madrid: Morata, 1996.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

ZEICHNER, Kenneth M. A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa, Portugal: Educa, 1993.

Publicado

2021-08-30

Cómo citar

LEARDINE , Márcia Alexandra; SÁ, Maria Helena Araújo e; ULHÔA, Andrea Alves. Aiming as raias between Portugal and Spain: a dialogue on continuous teacher education in contexts of cultural and language diversity . Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 23, n. 2, p. 423–438, 2021. DOI: 10.22483/2177-5796.2021v23n2p423-438. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/4788. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê - Formação de professores