A dádiva do Banquete: para uma abordagem vinculacionista da festa
Resumo
Em trabalho que se constitui como modelar de uma análise interpretativa ("A festa de Babette: consagração do corpo e embriaguês da alma", Horizontes antropológicos v. 2, n. 4, p. 71-83), a antropóloga goiana Nei Clara de Lima faz uma interpretação do filme "Festa de Babette", do diretor cinematográfico Gabriel Axel, focando sua análise na cosmologia luterana dos valores relativos à alimentação exposta na obra. Com base no mesmo filme, pretendo mostrar a possibilidade de analisá-lo de outro maneira, evocando o que se poderia chamar uma abordagem vinculacionista (ou interdependentista) da festa, na qual são trazidos à discussão os elementos de análise que compõem a teoria maussiana da dádiva (ou dom).Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Revista de Estudos Universitários (REU). Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.

















